Crie um ambiente multiuso em casa

Avalie
 Divulgação

Divulgação

Algo raro de acontecer com os imóveis pequenos é sobrar um espacinho, um canto, um quarto. E mais difícil ainda é decidir, entre as imensas possibilidades, o que fazer com esse ambiente. Então, que tal montar um ambiente que funcione, ao mesmo tempo, como escritório, para os momentos de trabalho em casa, e como quarto de hóspedes? Afinal, não é todos os dias que a casa tem visitas, então, quando não há hóspedes, é possível aproveitar o espaço destinado a eles como home office, já que é comum levar trabalho para casa hoje em dia. Acompanhe as etapas executadas pela arquiteta Roberta Martins, do escritório de arquitetura e design ReM, em um apartamento em São Paulo, e adapte as sugestões às suas necessidades.

 Divulgação

Divulgação

Dica da arquiteta: “Utilize peças neutras nas bases, depois ‘pincele’ cores nos objetos menores. Assim, o ambiente fica leve, sempre atual e aconchegante”.

Home Office

 Divulgação

Divulgação

A proprietária solicitou à Roberta que transformasse uma área de 18m² do seu apartamento em um espaço onde pudesse receber hóspedes e que agregasse as funções de sala de TV e escritório. Utilizando essencialmente os tons branco, cinza e bege como pano de fundo para a decoração, a arquiteta pensou primeiro no home office. “A estante metálica colocada embaixo da escada tem a função de abrigar o grande volume de livros da proprietária, que é advogada. Na parte de trás, colocamos balizadores no chão para iluminar, e a estante ficou para frente, deixando um espaço no fundo para não ficar tão profunda”, relata Roberta.

Um pouco de bossa

 Divulgação

Divulgação

Para adaptar o escritório à recepção de visitas, foi projetado um sofá-cama feito sob medida para se adequar ao espaço. “Fizemos um sofá que vira uma cama. Pode ser utilizado para ver filmes e também de cama para hóspedes”, explica a arquiteta, que completa: “a madeira do piso aquece o espaço. Para finalizar, aplicamos os objetos, quadros e luminárias coloridos, para dar bossa para o local”.

 

Texto Vivian Codogno/Colaboradora  

Mais lidas