Cozinhas pequenas, criativas e agradáveis

Avalie

Cozinhas pequenas podem ganhar uma linda decoração e funcionalidade! Confira os projetos a seguir e inspire-se para mudar a cara desse ambiente!

Projeto: Vanessa de Mani, São Paulo – SP

Cozinhas pequenas, criativas e agradáveis

Uma decoração masculina foi a ideia deste projeto para uma cozinha de apenas 8,5m². Os azulejos estampados estão em alta na decoração e criaram a harmonia perfeita com a cor azul das pastilhas.

+Veja também: cozinhas com eletrodomésticos de inox

Mais espaço

A bancada da pia em formato de “L” garantiu a ampliação do campo de armários inferiores e, com isso, foi possível colocar um grande armário superior. “Próximo à geladeira, aproveitamos o espaço para deixar uma bancada de apoio com nichos para micro-ondas e potes de mantimentos, sem ocupar a área de apoio”, destaca Vanessa.

Cozinhas pequenas, criativas e agradáveis

Estampado

Na hora de investir em estampas, é preciso muito cuidado para não sobrecarregar ambientes pequenos. Pensando nisso, foi escolhida uma pastilha lisa, para se harmonizar com a cerâmica estampada. “Caso coloque cor forte nas paredes, mas com material liso, pode brincar com detalhes no piso. Ou mesmo compor pequenos detalhes no piso, como uma passadeira ou no centro”, destaca a profissional.

Cozinhas pequenas, criativas e agradáveis

“Como o ponto forte foi a cor azul das pastilhas, complementamos nos tons da madeira e piso sem cometer exageros”, enfatiza a designer de interiores Vanessa de Mani. Foi escolhida a cor cinza, com a estrutura das caixas dos armários em branco. “Para aqueles que querem tentar a dica é, caso use estampa nas paredes com cores mais fortes,
deixe o piso mais neutro”.

Projeto 2: Bernacki Arquitetura, Curitiba – PR

Cozinhas pequenas, criativas e agradáveis

Um projeto integrado e moderno foi o desejo dos moradores para este apartamento de 90m². Nas mãos das arquitetas Aline e Denise Bernacki, a parede que dividia a sala foi removida para integrar à cozinha. O uso do mesmo MDF na cozinha, sala de jantar e estar foi pensado para padronizar os ambientes. “A grande bancada foi projetada para que todos os serviços pudessem ser executados de forma prática e a iluminação pensada em harmonia com os outros espaços”, explicam as profissionais.

+Veja também: antes e depois de cozinhas com azulejos

Dica: Usar cores e revestimentos iguais em ambientes integrados possibilita a sensação de continuidade e, com isso, uma ampliação visual em espaços pequenos.

Projeto 3: Thiago Zani, Londrina – PR

Cozinhas pequenas, criativas e agradáveis

Nesta cozinha de apenas 11,80m², houve a integração com a sala de estar, jantar e até a churrasqueira. “O balcão que divide a sala da cozinha é utilizado para refeições e a parte interna inferior para armários”, destaca Thiago Zani, arquiteto responsável pelo projeto e professor do curso de Design de Interiores da Unopar.

“Ter a cozinha em forma de ‘U’, com os eletrodomésticos em sequência, criam espaços mais funcionais”, garante o profissional.

Texto Larissa Faria
Fotos Sidney Doll/Divulgação

Mais lidas