Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

Avalie

Esqueça aquela história que ambientes pequenos não podem ser coloridos. Maneiras de levar as cores para dentro das cozinhas pequenas não faltam: pode ser em tintas, papéis de paredes, móveis ou mesmo pequenos objetos. “A cor contagia e enche a alma de alegria”, resume a arquiteta Calina Mussi. Além dos tampos em silestone azul, a cozinha teve sua parede pintada com tinta acrílica fosca no tom de amarelo-claro queimado.

Projeto 1: Calina Mussi, Curitiba – PR

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

Para valorizar as cores, é preciso alguns “pontos de respiro” em branco, como os usados na marcenaria.

Quer um desenho personalizado nos móveis da cozinha? Faça-os com portas de vidro e use adesivos na forma que desejar!

+Leia também: cozinha pequena, moderna e colorida

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

Projeto 2: Maria Helena Torres, Rio de Janeiro – RJ

Apesar de parecer pintura, foi usado na parede o mesmo material das lousas de escola. “Efeito similar pode ser conquistado com lousas prontas, compradas em papelarias”, sugere a arquiteta.

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

Laranja + verde

A cor laranja na cozinha era um antigo desejo da moradora deste apartamento do Rio de Janeiro (RJ). Para realizá-lo, a arquiteta Maria Helena Torres lançou mão de silestone nas áreas molhadas e fórmica nas secas. Apesar de ser um pouco mais salgado, o silestone vale a pena em balcões coloridos. Para reduzir o custo das bancadas o silestone foi usado somente na pia.

“Silestone é uma superfície produzida por 94% de quartzo natural altamente resistente a manchas e riscos”, explica.

+Leia também: coifas e depuradores para a cozinha

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

“A área da geladeira foi produzida em fórmica laranja, o que reduziu bastante o orçamento no total”, completa a profissional.

Projeto 3: Nilton Montarroyos, Rio de Janeiro – RJ

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

A cozinha recebeu um revestimento diferenciado na parede: vidro 6mm com pintura especial na cor amarela. “Escolhemos, primeiramente, pelo impacto visual do reflexo do vidro. Mas queríamos também um produto de fácil limpeza, pois esta parede fica ao lado do cooktop”, relembra o arquiteto Nilton Montarroyos, do Rio de Janeiro (RJ).

Toque lúdico

Para garantir leveza e amplitude para o ambiente pequeno, era necessário que o tampo da mesa fosse de vidro incolor.

“Não queria utilizar os tradicionais apoios de mesa. Então, veio a ideia da base em forma de cactus, com uma pitada lúdica”, finaliza.

+Leia também: cozinhas e lavanderias integradas

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

Projeto 4: Form Arquitetura, Blumenau – SC

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

A combinação entre azul royal, cinza e metal fez bonito nesta cozinha. “E, na parede lateral, utilizamos o MDF imitando madeira de demolição para ‘esquentar’ o ambiente”, acrescenta a arquiteta Daniela Fortinho Zilinsky, que assina o projeto com Maria Otavia Barbieri. O azul do balcão e dos armários com portas de vidro foi “quebrado” com patchwork de ladrilhos hidráulicos cinzas.

Revestimento inusitado

O revestimento do balcão foi feito com telha ondulada de alumínio. No lugar do ladrilho hidráulico, adesivos com essa estampa também reduzem o custo.

Projeto 5: Malu Melão, São Paulo – SP

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos

Nem tudo o que reluz é ouro. E nem toda a marcenaria vermelha é laca. “Para economizar, utilizamos parte do armário antigo e substituímos as portas por outras de MDF. Mandamos pintar com pintura automotiva vermelha. Seu custo é menor que o da laca”, confessa a arquiteta Malu Melão, de São Paulo (SP). Completam o projeto a pedra da pia em Technistone, cor StarlightRuby, e papel de parede.

Cozinhas pequenas com detalhes coloridos
Texto Leonardo Valle/Colaborador
Fotos Divulgação, Marcelo Stammer e Studio Focar

Mais lidas