Cozinhas funcionais e modernas

Cozinhas funcionais e modernas
Avaliação 5 - Votos 1

As cozinhas não são mais apenas o lugar reservado para refeições, tanto no preparo quanto na hora de comer. Agora, esse espaço é cada vez mais funcional e cheio de utilidades. Coisas que antigamente eram feitas na sala de estar ou na área de serviço agora são agregadas à cozinha. Separamos alguns projetos de cozinha multiuso, confira!

Projeto 1: Anderson Scriboni – TODESCHINI Ilha do Governador Rio

Cozinha funcional

Foto: Divulgação

Organização
Nas cozinhas compactas, o importante é deixar tudo organizado. No projeto, os utensílios são guardados nos armários superiores e inferiores, deixando à mostra apenas alguns eletrodomésticos, como o liquidificador.

Mesa e cooktop

Foto: Divulgação

Decoração
Tão importante quanto os utensílios domésticos é a decoração do ambiente. Os objetos decorativos foram pensados para descontrair o lugar, integrando a própria decoração, os armários e a arquitetura. O ambiente não fica tão carregado visualmente, e os adornos harmonizam com os utensílios domésticos.

Visão geral da cozinha

Foto: Divulgação

Pequena, mas funcional
São apenas 5,40m² de tamanho, mas isso não impede essa cozinha de ser muito aconchegante. Isso, inclusive, foi o ponto de partida para projetar a cozinha. Na bancada, foi colocado um cooktop, elemento que permite a integração entre cozinheiro e convidados. Os eletrodomésticos, em tamanho normal mas muito bem colocados, trazem total funcionalidade para a cozinha.

Projeto 2: Eliane Xavier e Renata Soares – Escritório ER Arquitetura

Visão geral da cozinha

Foto: Divulgação

Tudo em seu lugar
A cozinha ganhou várias divisões em armários e prateleiras. Com cuidado para não ter objetos acumulados em lugares indevidos, as arquitetas evitaram pequenos espaços vazios. Para trazer mais conforto e organização, os utensílios domésticos foram armazenados em módulos fechados.

Geladeira e forno

Foto: Divulgação

Tudo integrado
Não existe mesa para refeições nos 16m² de espaço, mas sim uma bancada gourmet. O forno é embutido em uma torre de equipamentos e cooktop. Os armários são com gavetas em corrediça de extração total e freio. A geladeira é no estilo side by side.

Visão geral da cozinha

Foto: Divulgação

Os ladrilhos voltaram com tudo
Muito popular nos anos 1930 e 1940, os ladrilhos hidráulicos estão de volta, muito usados nas cozinhas e banheiros. Aqui, foi usado na área da pia, que exige um revestimento adequado por ser molhada, e no chão depois da bancada gourmet. Além de deixar a cozinha charmosa, criou-se uma sensação de unidade.

+Veja também: Cozinha colorida e personalizada

Cor e luz
Para quem deseja um visual clean e moderno, como o dessa cozinha, o ideal é apostar em cores neutras e objetos com tons vibrantes. A iluminação é outro fator importante, devendo iluminar cada espaço da cozinha em especial.

Mais lidas