Cozinhas e lavanderias integradas

Avalie

A integração está bombando! A junção de living e cozinha gourmet, por exemplo, já é um clássico da moradia urbana atual. Mas também na área de serviços, a derrubada de paredes tem as suas vantagens. Vale apostar!

Integrar com charme

Unir ambientes traz resultados estéticos, gera ganho de metragem, favorece a iluminação natural do espaço e cria melhores dinâmicas de uso ou circulação. E enfrentar uma reforma para integrar pode nem ser tão trabalhoso ou caro quanto se pensa.

Projeto 1: Cilene Monteiro Lupi, Goiânia – GO

Cozinhas e lavanderias integradas

Quem não quer?

A aposta da arquiteta Cilene Monteiro Lupi é preferência nacional. O contraste entre branco e preto dos materiais é uma boa pedida para cozinhas. Já a integração deixou o espaço mais prático.

A maior vantagem

A arquiteta responsável Cilene Monteiro Lupi notou um ganho considerável de espaço devido à remoção da parede. O tampo corrido de granito também cria a sensação de um ambiente maior.

Cozinhas e lavanderias integradas

Projeto 2: Rosangela Brandão e Eduardo Henrique Brandão (Situar Projetos), Belo Horizonte – MG

Cozinhas e lavanderias integradas

Bendita reforma

Na planta original do apartamento recém-entregue pela construtora, cozinha e lavanderia ocupavam cômodos individuais, mas com os seus tamanhos prejudicados. Amplitude, fluxo e circulação, especialmente em horários de uso intenso, eram os objetivos da empreitada.

Higiene sempre!

Por ser um ambiente de preparo de alimentos e uso de lavanderia, o que gera odores, gordura e detritos, os profissionais da Situar Projetos aproveitaram bem as janelas existentes. A iluminação tem projeto e lâmpadas específicas para os serviços.

O ambiente predominantemente branco foi escolhido para dar um ar de limpeza.

Cozinhas e lavanderias integradas

Espaço de convívio

A cozinha integrada se tornou um instrumento para ampliar os ambientes e os espaços interagirem, principalmente quando o hábito de cozinhar também é uma forma de convívio social. Vale lembrar que é fundamental ficar atento ao posicionamento do fogão e da coifa, a fim de evitar que o ambiente seja prejudicado por conta de odores e gordura.

Bancada única

Foi usada uma só bancada para as funções de preparo de alimentos e lavanderia. Assim, o outro lado do cômodo ficou livre para circulação e os armários necessários.

Projeto 3: Cilene Monteiro Lupi, Goiânia – GO

Cozinhas e lavanderias integradas

Haja luz

Um ganho comum a todos os ambientes que passam por integração é a vinda de iluminação natural. Após a remoção das paredes, a luz que entra pela janela da área de serviço banha todo o ambiente, favorecendo as atividades e até melhorando a sensação de amplitude no espaço.

Para descontrair

O vidro serigrafado foi adesivado com ilustração de pratos, que é delicada e tem cor uniforme. Escolha necessária para tornar o ambiente mais discreto, já que está em comunicação também com o living. Mesmo assim, o recurso cumpre a função de tornar a cozinha mais alegre e dinâmica.

Cozinhas e lavanderias integradas

Vai colar!

O adesivo foi um item em conta! Saiu por R$ 250, já com a imagem escolhida. O bacana de trabalhar com adesivo é que, se a imagem ficar cansativa, basta remover e – quem sabe? – trocar por outra.

Texto Douglas Galan/Colaborador
Fotos Munir Al Rubaie/Henrique Queiroga/Divulgação

Mais lidas