Cozinha integrada à sala de estar

Avalie

A correria do dia a dia limita cada vez mais o tempo de convivência da família. E, infelizmente, alguns projetos residenciais acabam contribuindo com esse isolamento. Ao ser dada a largada para a reforma desta cozinha, moradores e arquitetos decidiram inverter as regras do jogo e transformar a área de preparo dos alimentos em um ambiente de “estar”.

Cozinha pequena reformada

Fotos Alexandre Santana/Divulgação

“Paredes foram derrubadas para a integração da cozinha com o living, colocando o ambiente no coração da casa. Ao final, a cozinha foi trocada totalmente de lugar, com mudanças dos pontos de hidráulica e elétrica”, lembra Raquel Ramos, arquiteta de São José (SC), que assina o projeto com seu sócio Eduardo Schmidt.

Cores vivas

Esqueça aquele conceito de cozinha como ambiente frio. A proposta do projeto foi criar um espaço vivo e contemporâneo, trabalhado em tons de marrom quebrados pela tonalidade vermelho-vinho. “Os armários da cozinha são perfis de alumínio com vidro pintado com tinta Suvinil. Além disso, o grande diferencial da cozinha é a bancada da pia, toda fabricada em corian. Este material nos permite o desenho de uma bancada sem emendas, incluindo a cuba, que é moldada no próprio material”, completa Raquel.

Cozinha pequena reformada

Fotos Alexandre Santana/Divulgação

Revestimento


A bancada de refeições foi revestida com pastilha de casca de coco.

Nem mais, nem menos

Geladeira, fogão e demais eletrodomésticos foram perfeitamente encaixados nos armários graças à elaboração de uma marcenaria sob medida. O resultado foi uma cozinha organizada e com bastante espaço para circulação.

Mais lidas