Cozinha com classe e conforto

Avalie

Hoje, mais do que um local para fazer as refeições do dia a dia, a cozinha é um espaço de encontro e de convívio da família, por isso, antes de montar um projeto, muitos fatores precisam ser considerados: os alimentos que lá serão preparados, a quantidade de pessoas que farão uso dela e, até mesmo a frequência com que será limpa.
O projeto desenvolvido pela C+A Arquitetura e Interiores faz o possível para atender a todas essas necessidades em 12m.

As arquitetas Ana Paula Perez e Ana Carolina M. Tabach criaram uma cozinha que preza pela organização e pelo bom aproveitamento do espaço. “O ambiente era utilizado apenas por um casal, mas foi originalmente planejado para atender a uma família. Assim, mesmo com a chegada do primeiro filho, a cozinha continua atendendo a demanda da casa. Quando projetamos um espaço, procuramos sempre vislumbrar este tipo de ocorrência”, conta Ana Paula, a responsável pelos projetos residenciais.

cozinha

Divulgação/ C+A Arquitetura e Interiores

Para um espaço mais leve

Para as arquitetas, em um bom projeto tudo deve ser dosado evitando bagunças e exageros. Neste caso, o objetivo era, principalmente, otimizar a utilização do espaço, procurando facilitar o acesso a alguns utensílios sem dar um ar de bagunça à cozinha. Para isso é importante avaliar junto aos moradores como será o uso diário de cada ambiente. Assim, foram escolhidos os equipamentos mais úteis para serem colocados à mão, sem criar um ambiente “entulhado”.

cozinha

Divulgação/ C+A Arquitetura e Interiores

– Os pontos de luz devem ser colocados nos locais mais importantes da cozinha, como a área do fogão e a mesa.

– Só os objetos mais utilizados vão para as paredes. Isso aumenta a praticidade
 e evita a poluição visual.

– CUIDADO!
 Deixe um espaço livre para a circulação e evite esbarrões ou acidentes.

cozinha

Divulgação/ C+A Arquitetura e Interiores

– O forno elétrico,
 localizado junto à mesa, 
traz diversas facilidades para quem precisa de refeições rápidas e quer esquentar os alimentos sem abrir mão da qualidade nutricional.
 Já os armários planejados ajudam a manter as louças arrumadas e podem dar um certo charme ao ambiente, como no caso da adega criada na parte inferior do móvel.

– Pratos e copos perto da mesa deixam tudo mais prático.

– Utilizar diversos armários para guardar os objetos é sempre a melhor solução para manter a cozinha arrumada. Ana Paula conta que optou por armários com vidro. “Eles dão um ar leve e um aspecto mais moderno ao ambiente. Já o número de armários que serão instalados depende das necessidades de cada família”, conta a arquiteta.

 

Texto José Tadeu 

Mais lidas