Conheça o método mais popular do mundo de arrumação, criado pela japonesa Marie Kondo

Avalie

Você já ouviu falar no método de organização da japonesa Marie Kondo? Com apenas 30 anos, a personal organizer já entrou na lista dos mais vendidos do New York Times, com seu livro “A Mágica da Arrumação”. Mas qual é a dica secreta da autora para deixar sua casa organizada e tinindo?

Conheça o método mais popular do mundo de arrumação, criado pela japonesa Marie Kondo

Divulgação

Marie é uma das maiores especialistas em arrumação do mundo e seus serviços são requisitados por pessoas do diferentes países, com lista de espera de até três meses. Segundo ela, só vale a pena ser guardado aquilo que traz alegria para a pessoa.

+Leia também: dicas para organizar o closet

Como funciona o método?

Segundo o critério de Marie, tudo o que não trouxe felicidade para a sua vida deve ser descartado, ou seja: fazer uma arrumação deve partir de um diálogo com nós mesmos.

Esse jeito emotivo de se relacionar com os objetos pessoais propõe que tudo está interligado e vivo, mesmo que as coisas sejam inanimadas. De acordo com a personal organizer, quando pegamos nossas roupas e as dobramos com cuidado, estamos transmitindo uma energia que exerce um efeito positivo sobre elas.

marie kondo

Foto: Divulgação

Outra dica da especialista é colocar os objetos junto de seus semelhantes, isto é, objetos parecidos em forma e tamanho.

Hora de se livrar das tralhas!

Uma das principais crenças de Marie é que não existe uma arrumação eficaz feita aos poucos, somente a organização radical. Dessa forma, a pessoa se organiza com mais facilidade e deixa de acumular tralhas.

+Leia também: dicas de organização para espaços pequenos

O principal tema do livro “Mágica da Arrumação” é o destralhamento, ou seja, parar de acumular objetos dentro de casa. Muitas pessoas sofrem com esse tipo de problema, o que pode atrapalhar no bem-estar do morador da casa.

marie kondo

Foto: Divulgação

A japonesa ainda aponta que a organização pessoal deve ser um conceito integrado: a organização da casa se reflete na organização da vida. Com um lar bagunçado, é normal sentir-se bagunçado no dia a dia ou nos próprios sentimentos. Ou seja: organização não é apenas colocar as coisas no lugar, mas também uma filosofia de vida!

E você, concorda com esse método?

Mais lidas