Como usar produtos de limpeza corretamente

Avalie

Para te ajudar a deixar os cômodos limpos e os móveis brilhando, Casa Linda selecionou os melhores produtos de limpeza e algumas dicas essenciais para deixar sua casa impecável. Confira:

Função dos produtos de limpeza

-Desinfetante ou água sanitária
Função: são usados principalmente para limpar banheiro, cozinha e quintal. Azulejos, pisos, vasos sanitários e boxes ficam bem mais limpos com esses produtos. Evite: contato com roupas coloridas, pois pode manchar permanentemente.

-Álcool
Função: é usado para a limpeza de espelhos, peças de banheiro, eletrodomésticos, pia, entre outros. Se quiser evitar acidentes domésticos, opte pelo produto em gel.
Como usar: umedeça um pano limpo e aplique o produto nas superfícies. Só tome cuidado com o tipo de superfície, pois dependendo do material, ela pode manchar facilmente com álcool. Sempre faça pequenos testes antes de aplicar qualquer produto.

Shutterstock Images

Shutterstock Images

-Detergente
Função: além de ser o produto principal para lavar louças, também pode ser utilizado para limpar pisos, principalmente azulejos. É desengordurante, combate germes, bactérias e deixa qualquer utensílio doméstico mais brilhante.
Como usar: aplique o produto em um pano úmido ou no lado macio da esponja. Só tome cuidado para não exagerar: de 2 a 4 gotas já é o suficiente.

-Limpa-vidros
Função: retira a sujeira e a gordura de vidros e espelhos.
Como usar: prefira panos secos e sem pelinhos. Despeje o produto no vidro ou no espelho e faça movimentos circulares com o pano. Dessa forma, a limpeza é mais eficaz e evita manchas.

-Vinagre
Função: apesar de ser utilizado como tempero de saladas, também pode ser um grande aliado na limpeza da casa. Como tem ação antibacteriana, serve como desinfetante e diminui odores fortes. Pode ser utilizado na limpeza de quase tudo: vidros, espelhos, paredes, armários, tapetes, entre muitos outros. E o melhor de tudo é que o preço é bem acessível!

-Desengordurante
Função: elimina a gordura, principalmente de eletrodomésticos como fogão, geladeira e microondas. Retira o aspecto seboso dos aparelhos. Também é eficaz na limpeza de azulejos, boxes de banheiro e até mesmo no chão.
Como usar: aplique o produto em uma esponja do lado macio ou em um pano úmido. Depois de utilizar, seque com um pano seco.

Dicas para aprimorar a faxina

*O aspirador de pó é um bom investimento. Ele facilita a sua vida e está mais acessível. Com a vassoura, seu esforço é muito maior e o resultado não é duradouro;

*Se for fazer toda a faxina num dia só, comece pelos quartos. Arrume as camas, varra ou aspire e tire o pó dos móveis, sempre lavando o pano em água corrente para não acumular poeira;

*Limpe a sala e passe aspirador na cozinha, para ficar livre do pó e evitar que ele volte para os cômodos que já estão limpos.

*Depois, é a hora do banheiro, que merece uma limpeza especial. O ideal é fazer uma limpeza básica todos os dias e, uma vez por semana, fazer uma faxina mais pesada. Para os espelhos e vidros, os produtos multiuso com álcool são uma ótima opção. Para o box, use limpa-limo, deixando de molho e esfregando depois com uma esponja que não risque. Deixe uma escova separada para limpar os ralos, com água sanitária ou antibactericida.

*A cozinha é o último cômodo da limpeza e vale a pena caprichar, já que é lá que a família costuma se reunir. Procure mantê-la sempre limpa e organizada, fazendo faxina semanalmente.Tenha sempre um produto multiuso antibactericida e desengordurante à mão. Serve para limpar tudo! Sempre que a geladeira estiver mais vazia, aproveite para dar um “trato” nela. Prefira os detergentes líquidos, em vez do sabão em barra.

*Se tiver tapetes, limpe-os quinzenalmente com uma mistura de água e vinagre ou com produtos específicos à venda no mercado;

*Separe panos de limpeza, esponjas e escovas usados no banheiro para não usá-los em outros cômodos;

*Lave os panos separadamente de qualquer outra peça de roupa.

Texto: Isabela Zamboni e Adriana Serrano/Colaboradora

Mais lidas