Como usar gaiola de flores na decoração

Avalie

Se antes as gaiolas serviam para aprisionar os pássaros, hoje elas assumem a função de decorar. “As gaiolas são uma tendência delicada na decoração”, comentam os arquitetos do LF Estúdio Fernanda Elias e Luciano Sementile. E essa tendência vem se tornando popular, juntamente com a necessidade da busca de soluções mais sustentáveis para a vida.

Projeto 1: Claudia Vidal, Rio de Janeiro – RJ

gaiola na decoração

“O estilo que mais combina com o uso de gaiola com flores é o clássico, onde toda a decoração deve ser mais leve”, enfatiza a arquiteta Diana Castro.

+Leia também: como usar gaiolas na decoração

gaiola na decoração

O espelho é sobreposto às pastilhas. Caso o morador queira mudar esse detalhe, ele pode retirá-lo sem danificar as peças.

Mil e uma utilidades

gaiola na decoração

“O que a criatividade permitir vale para decorar”, enfatizam Fernanda e Luciano. Dependendo da gaiola, ela por si só já é um adorno. Além de flores, as gaiolas podem ser aplicadas como luminárias, pendentes, arandelas e abajures, como suporte para velas, com vasos de plantas, porta-pratos e talheres, porta bichinho de pelúcia, para recados e cartões de boas-vindas, no hall de entrada. “Outra opção muito bacana são as flores secas e, dentro de cada flor, colocar uma lâmpada de LED amarela (luz indireta)”, acrescenta Diana Castro.

+Leia também: decore a varanda com flores

Objeto versátil

“Dependendo de como a gaiola será incluída no projeto, pode-se criar uma atmosfera mais intimista e aconchegante e, em outros casos, mais descontraída”, afirmam os arquitetos do LF Estúdio.

“Existem gaiolas próprias para decoração que são mais vistosas. E a variedade de materiais permite combinações inusitadas”.

Projeto 2: Fernanda Elias e Luciano Sementile, Bauru – SP

gaiola na decoração

Um banco, um quadro e gaiolas. Bastam esses três itens para transformar vários ambientes. “Alguns objetos de decoração dão uma nova vida aos lugares que passam despercebidos no nosso dia a dia”, afirmam os arquitetos do LF Estúdio. Nesta produção, Fernanda Elias e Luciano Sementile mostram que uma composição de objetos de decoração pode ser versátil e assumir diferentes formas em diversos cantos da casa.

Área verde

gaiola na decoração

As gaiolas podem ser usadas em vários ambientes. Para a arquiteta Diana Castro, jardins, varandas e terraços recebem muito bem este tipo de enfeite. “Podemos colocá-la no chão, em cima de móveis ou penduradas. Quando colocadas agrupadas (no mínimo de duas gaiolas), com tamanhos diferentes, fazemos um composé mais bonito e romântico”, salienta.

“Um jardim também pode ser decorado com gaiolas. Para dar uma quebrada no cenário só de plantas, elas trazem um ar de romantismo e aconchego”.

+Leia também: ideias geniais para decorar sua casa

gaiola na decoração

gaiola na decoração

Projeto 3: Vivi Visentin, Rio de Janeiro – RJ

gaiola na decoração

Originalmente de madeira, esta gaiola ganhou vida e cor nas mãos de Vivi Visentin, decoradora e editora do blog de decoração Decorviva. Além de reaproveitar a gaiola que não tinha mais uso, Vivi usou forminhas de tecido para doces e criou charmosas flores, prendendo-as à gaiola. “Note que as flores estão na composição adornando um pisca-pisca de Natal. A gaiola, originalmente de madeira, ganhou tinta spray cinza fosca”, revela.

Mude a cara

Além das flores das gaiolas, podemos compor o ambiente com almofadas com estampas de flores e almofadas com listras nas mesmas tonalidades das flores”, afirma a arquiteta Diana Castro.

Texto Larissa Faria
Fotos Claudia Vidal/Fernanda Elias Rinaldi/Vivi Visentin/Divulgação

Mais lidas