Como usar espelhos de forma elegante na decoração

Avalie

Os espelhos são recursos excelentes para criar a sensação de amplitude. Em pequenos espaços, é só colocar um espelho de forma estratégica que o ambiente já se transforma. Segundo a arquiteta Lilian Fajardo, o espelho tem efeito “mágico”, pois amplia o ambiente e proporciona a sensação de profundidade. Está sempre em alta, já que deixa o decór mais sofisticado e iluminado.

Como usar os espelhos na sua casa

Elemento que antigamente era utilizado apenas nos banheiros, os espelhos podem ser instalados em vários locais. “A espessura dos espelhos varia de 2mm a 6mm. As cores podem ser prata, cinza ou bronze. Diamond Guard, com espessura de 15mm, é indicado para tampo de mesa e aparadores, pois é dez vezes mais resistente a riscos”, conta a arquiteta.

espelhos na decoração

Sala de estar e jantar com painel em espelho bisotado bronze, instalado pela Vitra Vidros. Foto: Adriane Xavier

Ela ainda aponta que geralmente, utiliza-se o acabamento lapidado ou bisotado. “As bordas chanfradas do bisotê variam de 0,5cm a 3cm, formando uma moldura no próprio espelho. E, quanto maior o bisotê, mais espesso deve ser o espelho”, esclarece.

espelhos na decoração

No toucador, o espelho lapidado foi utilizado na horizontal, acima da torneira de parede, refletindo o papel de parede off-white. Foto: Adriane Xavier

Cores dos espelhos

O bronze é decorativo enquanto o prata é utilizado nos banheiros, já que a reprodução de cores é mais real em relação às outras opções. Então, para maquiar, o prata é mais indicado. “Nos banheiros, é ideal que o espelho acompanhe a largura da bancada. Se a torneira for de parede e sair do espelho, basta a vidraçaria prever o furo”, conta Lilian.

Hoje em dia, é tendência fazer uma parede toda com painel de espelho. “O espelho bronze está em voga e pode ser cortado em diversos tamanhos e formatos, na horizontal ou na vertical”, diz a especialista.

espelhos na decoração

No banheiro do casal, a arquiteta Lilian Fajardo projetou duas cubas e os espelhos foram recortados de acordo com o símbolo feminino e masculino. Foto: Adriane Xavier

Dicas de como usar espelhos

+ É interessante usar uma parede de espelho para ampliar o hall privativo, substituindo os quadros e trazendo contemporaneidade;

+ Outra dica é utilizar o espelho para duplicar a mesa de jantar, por exemplo.

+ O espelho também pode ser usado no mobiliário, como nos fundos de nichos.

+ O tampo da mesa de centro em espelho também é um charme!

+ Os espelhos com molduras de madeira revestidas em couro croco ou camurça têm sua vez na decoração. A orientação é apenas evitar o excesso.

espelhos na decoração

Nesta sala de jantar foi utilizado o espelho prata bisotado do rodapé até o teto para ampliar o espaço. Foto: Adriane Xavier

Efeitos que o espelho pode trazer ao ambiente

Lilian afirma que, caso você queira reduzir o espaço, espelhos com muitas divisões transmitem esta sensação. “Além disso, a composição de um painel com retalhos de espelhos dá um ar vintage ao ambiente. Espelhos circulares ou ovais também são elegantes, assim como os retrôs, dependendo da proposta de decoração”, acrescenta.

A ressalva é não colocar espelhos em frente às janelas, para evitar ofuscamento, nem em paredes externas, para evitar risco de umidade.

“O espelho é uma boa alternativa, mas a orientação de um arquiteto é fundamental para que o resultado tenha efeito esperado e atenda às expectativas. O projeto de interiores deve estar alinhado com o projeto luminotécnico”, finaliza a especialista.

espelhos na decoração

No lavabo, a arquiteta optou pelo espelho bronze bisotado, tendência em voga. Foto: Adriane Xavier

Consultoria
Lilian Fajardo é arquiteta, urbanista e designer de interiores.
Apresenta a coluna “Arquitetando” toda quinta-feira às 17:45h na BHNEWS TV, canal 09 ou 29, com reprise às 21:30h.
Telefones: (31) 3227-8647 / 9968-8647
E-mail: lfajardo.arq@gmail.com
Blog: www.lilianfajardo.blogspot.com.br

Tags: , ,

Mais lidas