Como usar acessórios coloridos na decoração

Avalie

Cansou das paredes brancas? Está com vontade de renovar o visual da sala, do quarto ou até mesmo do escritório? Com algumas dicas básicas, é possível reinventar os ambientes. A arquiteta Andréa Parreira ensina como mudar o visual da sua casa usando acessórios coloridos. Veja:

Usando acessórios sem exagero

Para não pesar muito o ambiente e deixá-lo “poluído” visualmente, a arquiteta afirma que o segredo para não exagerar nos acessórios coloridos é optar por uma parede branca ou de tons pastéis e cores claras. “Dessa forma haverá uma melhor harmonização.  Caso a pessoa deseje uma parede colorida, deve tomar cuidado na escolha dos objetos. A cozinha é o melhor cômodo para paredes com cores vivas e quentes“, explica.

sala com sofá branco

Divulgação/Andrea Parreira

Ambientes para usar acessórios coloridos

Muitas vezes é complicado escolher o melhor cômodo da casa para decorar e deixá-lo colorido. No entanto, não é preciso ter medo de inovar: todos os ambientes podem ter uma decoração colorida e uma atmosfera mais alegre. “Pode-se, por exemplo, escolher uma palheta de cores para um ambiente e optar por outros tons e palhetas para os outros cômodos.  O ideal não é decorar a casa inteira com o mesmo tom“, exemplifica Andréa.

Como usar os acessórios coloridos

É importante ressaltar que os objetos coloridos devem conversar entre si. “Não precisam ser todos exatamente da mesma cor, mas caso queira se focar em uma cor específica, o indicado então é utilizá-la em diferentes tons e nuances”, aponta a especialista.

A arquiteta ainda afirma que existem acessórios que só devem ser utilizados em certos tipos de cômodos. “Para a sala de estar as almofadas são uma ótima opção. Além de colorir o ambiente, elas promovem uma sensação de aconchego.  A melhor coisa a se fazer é obter um sofá de cor neutra (branco, preto, cinza, bege, creme, pérola….)  porque assim fica fácil de combiná-lo não só com as almofadas, mas também com a cortina, tapete e quadros”, ensina.

Assim como a almofada é uma boa pedida na sala, na cozinha dispor quadros pequenos na parede é uma boa opção. “Outra dica é usar enfeites em miniaturas em cima dos armários e prateleiras”, pontua.

parede com quadros

Divulgação/Andrea Parreira

Caso a pessoa tenha um home office, os enfeites pequenos também são uma opção para tirar a seriedade do ambiente, assim como as poltronas e cadeiras de cores vivas e alegres. “Sobre os quadros, o indicado são os cromatizados, que dão um toque bastante moderno ao cômodo”, afirma Andréa.

Como dar destaque aos acessórios na decoração

Se você deseja que os acessórios tenham bastante destaque e fiquem à vista de todos, a “utilização de iluminação direta e criação de nichos (na alvenaria e/ou com marcenaria) são os recursos mais apropriados para se destacar algum acessório. Neste caso, nem a cor, nem a disposição do mobiliário prejudica o objetivo desejado”, diz a arquiteta.

Economizando na decoração

É possível sim fazer uma bela decoração sem gastar muito dinheiro. E, de acordo com a especialista, a maneira mais prática e acessível é sem dúvida o empenho de tecidos, tapeçaria. “A simples troca de uma capa de almofada ou estofamento do assento de cadeiras/ poltronas, produzem um resultado satisfatório”, revela.

Dica da arquiteta

“É muito importante que a pessoa, ao escolher uma palheta de cores e tons na hora de decorar o ambiente, saiba combiná-los. Deve-se sempre obedecer os tons claros e tons escuros. E para aquelas pessoas que queiram utilizar diversas cores, a dica é abusar dos tons e respeitar as cores frias e quentes. Lembrando que ter cuidado com os excessos é essencial. Na dúvida opte sempre pelo minimalismo“, finaliza.

home office

Divulgação/Andrea Parreira

Consultoria

Andréa Parreira – arquiteta

www.andreaparreira.com.br

Mais lidas