Connect with us

O que você está procurando?

Confira as nossas dicas e realize o seu sonho da banheira própria! 
-

Como ter uma banheira em casa?

Confira as nossas dicas e realize o seu sonho da banheira própria! 

Chegar em casa e ter uma banheira cheia de água quentinha te esperando parece um sonho distante, não é mesmo? Mas ter uma banheira em casa pode ser muito mais simples do que parece! Conversamos com a arquiteta Lilian Fajardo para esclarecer as principais dúvidas relacionadas à instalação desse item. Confira as nossas dicas de como ter uma banheira em casa:

1. Meça o ambiente: Primeiramente, é preciso medir o lugar onde você pretende colocar a banheira. Para ser instalada, ela precisa de pontos hidráulicos e de escoamento, além de um ponto elétrico exclusivo, cujas especificações podem mudar de acordo com o modelo escolhido.

2. Escolha o modelo: Os tipos mais comuns de banheira vendidos no mercado são as embutidas e as peças soltas, chamadas de freestanding.

Detalhe do box ao lado da banheira

(Foto: Denise Monteiro)

A primeira opção é a mais usada, por ter modelos menores, que possibilitam ser encaixados em espaços compactos. Uma das banheiras mais vendidas tem 1,90m de comprimento por 0,80m de largura. A desvantagem é que a peça requer um acabamento com revestimento, o que acaba gerando um gasto com material e mão de obra.

Já as freestanding, também chamadas de auto-portantes, tem uma instalação mais simples: “Elas apresentam a tecnologia e inovação de dispensar alvenaria, facilitando sua instalação em qualquer ambiente”, conta Lilian. Esses modelos também não tem a água aquecida, precisando de um sistema externo. “Ela pode ser abastecida com a água quente da torneira e o material de fabricação da banheira é o responsável por manter a água aquecida”, complementa ela. Os materiais que melhor mantêm a temperatura da água são as de rocha vulcânica, seguidas por acrílico e corian (superfície composta por uma mistura de revestimentos).

(Foto: Lilian Fajardo)

(Foto: Lilian Fajardo)

Para serem instaladas, essas banheiras só precisam de pontos hidráulicos de entrada e saída. No entanto, esses modelos costumam ter o preço mais elevado.

3. Instalação: “A banheira com água sobrecarrega a estrutura da edificação, assim como a piscina”, Lilian adverte. Logo, é recomendado consultar um engenheiro antes de fazer a obra. Se você mora em um apartamento, a arquiteta complementa que também é necessário entregar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica, assinada pelo engenheiro) ao síndico e pedir autorização para fazer a intervenção. Com isso resolvido, a instalação pode ser feita por um técnico especializado.

(Foto: Paulinho Peres)

(Foto: Paulinho Peres)

4. Manutenção: “A manutenção deve ser feita apenas com sabão neutro”, a arquiteta explica. Outros materiais podem corroer o revestimento da banheira.

Veja também:

+ 20 banheiros inspiradores

+ 4 projetos de banheira para agradar a todos os gostos

Advertisement

Casa & Decor

Aprenda também a fazer a limpeza dos adesivos e quais os cuidados necessários!

Casa & Decor

Saudáveis e gostosas, as frutas podem dar um colorido especial à sua festa!

Casa & Decor

Inove na decoração das suas paredes com essas alternativas de fácil aplicação!

Estilo de vida

Seguindo essas três dicas simples, sua casa ficará sempre limpa sem esforço!

Estilo de vida

A Páscoa é uma excelente data para quem precisa complementar o orçamento doméstico. Confira algumas dicas para levantar uma renda extra na Páscoa!

Estilo de vida

O glúten é uma proteína que está presente no embrião de diversos cereais, como o trigo, o centeio, a cevada e a aveia (que não contém glúten, mas entra em

Moda & Beleza

Muitas famosas aderem aos cabelos coloridos para deixar o visual ousado e interessante. Saiba como se inspirar nesse estilo e cuidar dos fios!

Moda & Beleza

Saiba quais os cuidados necessários para cuidar dos fios tingidos e descoloridos.