Como ter uma cozinha prática em sua casa

Avalie

Para ter uma cozinha funcional, com os utensílios e ingredientes todos à mão na hora de preparar uma refeição saborosa para a família ou para os amigos, não é necessário abrir mão nem da beleza nem do conforto. Confira estes projetos incríveis que selecionamos!

Cozinha gourmet

Cozinhar conversando com os convidados pode ser uma experiência bastante divertida. Para isso, a arquiteta Ana Trevisan idealizou uma cozinha em ilha integrada com a área social da casa. A ilha foi revestida em granito preto e a bancada é de madeira de demolição. “O vidro temperado foi fixado com pitões na ilha de granito. Sua função é proteger eventuais respingos de alimento em quem possa estar na bancada”, destaca.

+Cozinhas compactas ou moduladas

Mesa

Potes decorativos

Os potes, além de armazenar mantimentos, também podem servir como elementos decorativos. Para que o ambiente pareça mais organizado, o ideal é que as peças sejam padronizadas. O ideal é mantê-los sempre cheios, pois vazios parecem que foram esquecidos no local. “Use os vidros maiores na parte de trás e em ordem decrescente”, lembra a designer de interiores e personal organizer Gisele Petroli.

Potes de mantimentos

Móveis bem planejados

Na hora de escolher os móveis, sejam eles planejados ou à pronta entrega, o ideal é pensar em todas as necessidades dos moradores. “O balcão de refeições possui três gavetas rasas, muito práticas para deixar jogos americanos, panos de louça e aventais à mão”, diz a arquiteta Juliane Keller Klug, responsável pelo projeto desta cozinha.

Mesa

Aposte na coifa

A coifa tem vantagem sobre o depurador, uma vez que absorve bem mais fumaça e cheiro, devido à sua função de trocar o ar do ambiente com o externo. “Além disso, a coifa é um elemento decorativo na cozinha, podendo ser redonda, quadrada, tubular, com vidro e colorida”, ensina a arquiteta Juliana Muchon. Neste apartamento decorado por ela, a coifa foi decorada com imãs de geladeira. “Os moradores viajam muito, e já colecionavam imãs. Por isso, achamos legal trazer a memória afetiva para a cozinha de um jeito diferente”, conta.

Fogão

Trilho de utensílios

“Deixe conchas e pegadores sempre à mão. Eles ficam ótimos pendurados na parede com os trilhos de inox. Além de expostos com fácil acesso, decoram a cozinha”, indica Gisele Petroli. “O ideal é pendurar os ganchos em uma posição de fácil acesso, de preferência perto do fogão ou bancada de preparo, que é onde serão utilizados. Vale lembrar que os utensílios pendurados podem ser de diversos tamanhos, então não é aconselhável deixá-los em área de circulação”, assinala Juliana.

+Pesquisar utensílios Utensílios práticos que ajudam na cozinha

Utensílios de cozinha

Texto: Leonardo Valle/Colaborador

Fotos: Mariana Boro/Mariana Orsi/Vitor Maciel

+Veja também: Pesquisar cozinhas pequenas Cozinhas pequenas, criativas e agradáveis

Mais lidas