Como reformar móveis e decorar paredes com tecido adesivo

Avalie

O tecido adesivo pode ser uma boa opção para fazer uma composição harmoniosa na sua casa. Ao invés de apostar nas tintas para mudar a cor das paredes, você pode escolher esse tipo de aplicação, que é bem fácil e versátil. Casa Linda conversou com a proprietária da Letícia Decorações, loja especializada em cortinas e decoração para ajudar a tirar todas as dúvidas sobre esse processo.

Vantagens do tecido adesivo nas paredes

Segundo Dalva, a maior vantagem é a praticidade e rapidez para aplicar. Isto é, você mesmo pode fazer em casa. “A aplicação de tecido na parede proporciona conforto e elegância ao ambiente, mas a cola utilizada tem um cheiro que permanece por até 24 horas. O adesivo é livre de cheiro, logo, pode ser aplicado mesmo com a presença de crianças em casa”, aponta.

Flickr / dutchbaby

Flickr / dutchbaby

Outra vantagem é que ele não danifica a parede e pode ser aplicado em qualquer superfície lisa. “Hoje em dia podemos comprar tecidos adesivos ou mandar colocar a película adesiva em qualquer tipo de tecido. É simples para fazermos uma composição dos tecidos. Podemos utilizar várias texturas de tecidos como seda, linho, algodão entre outros e também misturar tipos de estampas, listras, xadrez seguindo uma paleta de cores em comum, transformando seu ambiente num lugar harmonioso e agradável”, pontua a especialista.

Reformando os móveis

E não são só as paredes que ganham com a aplicação do tecido. Os móveis também podem ser cobertos com esse material, dando um novo aspecto ao ambiente. “O uso de tecidos adesivos é muito versátil, eles podem cobrir paredes pequenas, portas, móveis, gavetas, prateleiras, molduras de quadros, abajur entre outros. Você mesmo pode fazer, é só usar a sua criatividade”, diz Dalva.

Como aplicar o tecido

Segundo a profissional, basta paciência para fazer a aplicação corretamente. “Os tecidos adesivos são muito fáceis de aplicar. Você só vai precisar de uma espátula, um estilete e um pouquinho de paciência. Basta escolher o local onde será aplicado e começar. Pode ser usado também sob tecido, isopor, papel, borracha, etc. Para remover é só descolar, sem bagunça e sem sujeira”, ensina.

Flickr / Rogue Designs

Flickr / Rogue Designs

Pintura x tecidos

O que vale mais a pena? Pintar ou utilizar o tecido? Tudo depende da sua escolha e daquilo que mais combina com a sua casa. “Os tecidos deixam seu ambiente aconchegante, divertido e personalizado. A aplicação é sem custo, porque você mesmo pode aplicar”, afirma a empresária.

No entanto, a pintura sempre pode ser uma boa pedida para quem prefere algo mais clássico e durável.

Dica: para conservar o tecido é preciso tomar cuidado, apesar de a manutenção ser bem simples. Basta limpá-los regularmente com pano úmido ou aspirador.

Consultoria

Letícia Cortinas & Decoração
www.leticiadecoracoes.com.br

Mais lidas