Como organizar a despensa ou armário da cozinha

Avalie

Na correria do dia a dia, é comum guardar os produtos dentro do armário da cozinha ou da despensa de qualquer jeito. No entanto, essa desorganização pode trazer certos problemas: você pode deixar algum alimento vencer, esquecer de algo que comprou, derrubar no chão, não encontrar mais espaço para guardar nada… Para te ajudar a organizar sua despensa e deixar tudo em ordem, conversamos com as organizadoras profissionais Paola Carnevale e Sandra Miyashiro. Confira!

Começando a organização

Segundo Paola, todos os produtos devem ser agrupados por categoria. “Uma prateleira para massas e grãos, outra para azeite, óleo, temperos, ketchup, extrato de tomate. Para facilitar, coloque nas prateleiras que estão mais à vista os itens menores. Por exemplo, coloque o biscoito, a torradinha, o achocolatado, adoçante, palito, mel e uma cestinha com saquinhos de gelatina, pudim e sucos em pó em uma prateleira de perfeita visualização”, aponta.

Já numa prateleira mais alta, coloque o vinagre, óleo, azeite, enlatados, vidros, tudo dentro das cestinhas. “Se você tiver dois ou mais do mesmo produto, basta colocar um na frente do outro. Assim você saberá que o que está atrás é exatamente igual”, diz Paola.

Divulgação

Divulgação

Você pode utilizar cestos de plástico para separar os produtos de forma prática. “É bom evitar cestos de palha para que não surjam bichinhos no local”, aconselha a profissional.

Para melhorar a visualização dos produtos, utilize prateleiras aramadas. “Este tipo de recurso é ótimo para armários com alturas mais altas e sua adaptação é bem simples. Além de otimizar o espaço, elas evitam que as pessoas empilhem muitos produtos – o que leva muitas vezes a desorganização e poluição visual. Ressaltando também que nos casos de despensas pequenas ‘menos é mais’. Compre e armazene os produtos de consumo mais diário”, aponta Sandra.

Observando as compras

Sandra Miyashiro afirma que é preciso prestar atenção na hora de comprar produtos enlatados. “Sempre analise se a lata não está danificada, amassada, com a tampa estufada e com presença de ferrugem. A orientação também vale para alimentos refrigerados, como iogurtes, manteiga, e frios”, ensina.

Para despensas bem pequenas

Se você tem um espaço bem reduzido para guardar produtos, a indicação de Paola é não fazer estoque, mas manter somente um item de cada produto.”Basta seguir a ordem do agrupamento já citado e o mais importante: ordenar os itens do maior (no fundo) para o menor (no início). Por exemplo, no fundo coloca-se o óleo, na frente dele vem o vinagre, depois o azeite… Enfim, sempre respeitando uma escadinha”, afirma Paola.

Sandra também traz algumas dicas para quem tem problema de espaço para armazenar os alimentos:

– Use potes de vidro ou cerâmica com tampa e boa vedação para armazenar os produtos em consumo (açúcar, café, arroz, feijão, entre outros). São mais seguros, pois não absorvem cheiro e conservam melhor os alimentos. Este tipo de armazenamento também tem função decorativa na cozinha;

Prateleiras – aproveite os espaços das paredes. É um recurso bastante adotado por moradores que não tem armários;

Bandeja para café da manhã (seca): coloque todos os produtos que são utilizados no café da manhã e que não precisam de refrigeração. Quando um deles estiver acabando você saberá que está na hora de comprar outro;

Bandeja para café da manhã (molhada): com todos os produtos que são utilizados no café da manhã e ficam na geladeira.

Outras dicas importantes

– Depois que você organizar a sua despensa, chame os outros moradores da casa para verificar. É muito importante que todos saibam onde está cada item. Assim evita a bagunça na hora de procurar.

– Para não correr o risco de ficar sem um alimento na despensa, faça uma lista de compras e relacione todos os produtos por categoria e quantidade de estoque. Sinalize sempre quando retirar um deles para consumo.

– Em ocasiões especiais (almoço em família ou jantares com amigos) faça sempre uma check-list com o menu, assim você saberá quais os produtos precisa comprar.

– Mas como saber (e lembrar) qual a data de validade do café que está armazenado em potes, por exemplo? Simples e prático: basta recortar o rótulo da embalagem com a data de validade e colar com fita adesiva na parte de baixo. E se a ideia é deixar os potes à vista como objetos de decoração, aplique papel adesivo e escreva com giz de lousa. Fica bem charmoso!

– Quando você for organizar a sua despensa, é importantíssimo que você tire tudo o que tem nela (até para ter certeza de que usa tudo e que está tudo dentro da validade). Com ela vazia, você fará uma bela limpeza no local. Assim, só será necessário fazer uma manutenção em torno de 15 em 15 dias, para ver principalmente se tem algum produto fora da validade.

– Não é bom estocar grãos e massas por muito tempo, pois eles podem atrair insetos.

– É interessante que a despensa fique próxima de uma bancada e do fogão. Assim, tudo ficará mais prático e prazeroso na hora de cozinhar.

– Para quem não tem um local para fazer a despensa, uma boa dica é colocar um daqueles organizadores abertos, em andares. Ali, a pessoa pode colocar na parte de baixo o açúcar, arroz, feijão, farinha e macarrão. Na do meio, pode colocar enlatados e molhos e na primeira e mais visível colocar as coisas que mais utiliza. Outra dica é colocar um nicho em cima das portas. Nele podem ser colocados produtos de limpeza e de papel.

Divulgação

Divulgação

– Ainda no mercado, dê uma conferida para ter certeza se não está levando nada vazando, melado ou sujo. Acontece muito e a consequência disso não é das melhores. Em casa, antes de guardar, passe um pano de papel molhado no saco do açúcar para prevenir o surgimento de formigas.

– Coloque um ganchinho adesivo na porta (parte de dentro) e pendure um bloco de anotações, fazendo dele sua lista de compras. Todo item que acabar na despensa anote imediatamente no bloquinho. Assim você consegue economizar tempo.

Consultoria

Paola Carnevale
Organizadora Profissional
Site: www.vamosarrumar.simplesite.com.br
Facebook: www.facebook.com/vamosarrumar

 

Sandra Miyashiro
Personal organizer da empresa da 360° Organizer
Site: www.360grausorganizer.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/360grausorganizer

Mais lidas