Como montar um home office feminino

Avalie

Quando pensamos no home office, geralmente lembramos de um ambiente mais sóbrio e com aquela famosa cara de escritório – móveis escuros, escrivaninha comum e cadeiras grandes com rodinhas. No entanto, se você trabalha em casa, pode reservar um espacinho e decorá-lo para transformar o home office em um local aconchegante, relaxante e feminino. Para te ajudar nessa tarefa, Casa Linda conversou com a arquiteta Anna Clara Campestrini. Confira:

Como deixar o home office mais alegre

Para trabalhar dentro de casa, Anna Clara conta que é necessário criar um cenário bem caracterizado. “A dica é utilizar cores claras nas superfícies das paredes para proporcionar concentração, mesclando com papéis de parede mais femininos com estampas florais, se a intenção for trazer um ar mais despojado. Já para o mobiliário, as lâminas de madeira mais escuras irão conferir aspectos de solidez e confiança, contrastando com as cores suaves das paredes”, aconselha.

Shutterstock Images

Shutterstock Images

Um ambiente feminino gera sensações de leveza e harmonia. Estes fatores podem ser alcançados por meio do uso acessórios decorativos e cores no ambiente do home office, nunca esquecendo que este é um local de trabalho.

“O home office deve receber especial atenção, conferindo-lhe funcionalidade, conforto, beleza, boa estruturação e organização. A decoração deve refletir o gosto pessoal da proprietária, estimulando assim sua prática de trabalho com satisfação”, conta Anna Clara.

Ela ainda afirma que a boa ventilação e iluminação são fatores muito importantes. “A boa iluminação, por meio de lâmpadas brancas, deve ser abundante, proporcionando conforto visual ao trabalhador. Deixe as temperaturas de lâmpadas mais quentes, ou seja, as mais amareladas, para chamar a atenção em detalhes decorativos do home office”, ensina.

Escolhendo os móveis

Um home office deve contar com uma bancada de apoio de trabalho, sendo não necessariamente uma escrivaninha, mas também uma mesa antiga reaproveitada ou algum tampo. Mas, é bom sempre lembrar das medidas, para que a postura de trabalho seja correta.

Shutterstock Images

Shutterstock Images

“A cadeira de trabalho deve ser adequada da mesma maneira, podendo ter uma personalidade própria dentro da ambiente. Deve também ter local para armazenar e guardar os materiais de trabalho, deixando tudo organizado, uma vez que o espaço é dentro da residência. O espaço pode contar com nichos para decoração com iluminação pontuada”, exemplifica Anna Clara.

Deixe o ambiente mais aconchegante

Vasos com flores, porta-retratos, quadros, peso de papéis improvisados – como lembrança de alguma viagem – e porta canetas são ótimos acessórios para enfeitar o home office. Aproveite também lembrancinhas de batizados, casamentos e aniversários. Relógios, posteres, bloquinhos e canetas diferentes também são uma boa opção para enfeitar seu cantinho do trabalho. O importante é sempre escolher aquilo que te faz feliz!

Consultoria

Anna Clara Campestrini – Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da Uniasselvi

Antonia Rosa Maciel Ribeiro, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIC

Tags:

Mais lidas