Como montar espaços charmosos de refeições rápidas na cozinha

Avalie

Hoje em dia é cada vez mais comum fazer refeições rápidas, deixando de lado o momento de reunir a família à mesa de jantar. Seja no café, almoço ou jantar, sentar e apreciar uma refeição com calma e tempo de sobra se tornou algo raro. No entanto, projetos modernos de cozinhas já oferecem mesas menores, de apenas dois lugares, para que as pessoas não percam tempo e consigam fazer uma refeição rápida com conforto.

Projetos charmosos

Segundo a designer de interiores Iara Santos, os móveis sob medida são ideais para a cozinha. “Em relação à mesa, prefiro criar peças sob medida. Dessa maneira, elas vão ser disponibilizadas de forma mais natural e vão dialogar com mais eficiência com os demais elementos que compõem o espaço”, revela.

bancada na cozinha

Nesse projeto da designer Iara Santos, a bancada da cozinha recebeu um anexo em madeira que pode ser usado como mesa. Foto: Daniel Mansur

No entanto, nem sempre é fácil – ou barato – encomendar móveis sob medida. Pensando nisso, alguns profissionais indicam a combinação de bancadas + banquetas. “Uma bancada livre com banquetas ou cadeiras mais compactas é ideal. Esse tipo de assento deve ser regulável ou ajustável. Já na bancada, o indicado é que seja desenhada mais no canto para melhor aproveitamento do espaço e para não atrapalhar a passagem”, explica a designer de interiores Laura Santos.

Dicas importantes para pequenos espaços

Se a sua vontade é apostar nesses cantinhos para as refeições, é bom saber que, mesmo que ele seja um espaço menor, ele deve sim harmonizar com o restante da decoração. “Se a bancada não for executada pelo mesmo fornecedor dos armários da cozinha, é interessante que ela tenha estrutura metálica e tampo de vidro para não comprometer o projeto já desenvolvido. Misturar móveis de madeiras diferentes em espaços mais compactos pode não ser uma boa saída. O mesmo serve para as cadeiras/banquetas”, explica a designer de interiores Fabiana Visacro.

bancada na cozinha

No projeto das arquitetas Fabiana Visacro e Laura Santos, uma bancada com duas cadeiras Bertoia foi acoplada à parede logo abaixo dos armários.Foto: Henrique Queiroga

Ou seja: falta de tempo não é mais desculpa para apreciar uma refeição com conforto. Atentando-se a esses itens, é só pedir a ajuda de um arquiteto ou decorador para te ajudar na tarefa de montar seu cantinho na cozinha.

Consultoria
Iara Santos – designer de interiores (http://www.iarasantos.com.br/)
Fabiana Visacro – arquiteta (http://www.fabianavisacro.com.br/)
Laura Santos – arquiteta (http://www.laurasantos.com.br/)

Mais lidas