Como limpar piso de porcelanato

Avalie

Existem vários tipos de piso de porcelanato, mas nem sempre é fácil saber qual é a melhor maneira de limpar cada um ou qual produto é o mais indicado. Para te ajudar a deixar a casa sempre brilhando, conversamos com a consultora de Operações e Negócios da marca Dona Resolve, Paula Roberta da Silva e com João Cezar dos Santos, da empresa Vip House Mais.

Tipos de porcelanato

De acordo com Paula, existem vários tipos de piso porcelanato, como o fosco, o antiderrapante, entre outros. São eles:

Fosco – sem brilho
Antiderrapante – Normalmente tem relevo e é fácil de identificar
Esmaltado – Com camadas de esmalte ásperas, lisas, brilhantes ou mate
Gloss – Piso Brilhoso
SuperGloss – com brilho extremo

Melhores produtos para limpar cada piso

“Os porcelanatos que têm brilho são os mais simples de limpar, pois a porosidade está fechada. Sendo assim, um produto com base alcalina normalmente é o mais indicado para limpezas do dia a dia”, conta Paula.

A limpeza é simples: basta um pano umedecido com água, produto e rodo. O segredo é secar bem depois da limpeza. Os porcelanatos foscos ou antiderrapantes são mais difíceis de limpar e sujam com maior facilidade.

“Neste caso, o produto mais indicado para o piso seria um com base ácida, com a diluição correta. Este tipo de piso, normalmente, é encontrado em áreas externas”, esclarece.

piso porcelanato

Foto: Flickr/alpisa

João Cezar acrescenta que o pano úmido deve ser especial, do tipo que não solta fiapo. “Para uma limpeza adequada, utilizar pano úmido especial que não solta fiapo. Depois de limpar, utilizar o mesmo pano somente com água, para depois passar um pano seco especial do tipo felpudo para aumentar o brilho”, completa.

Porcelanato em casa

Como saber para qual ambiente o porcelanato é mais indicado? Segundo a consultora de Operações e Negócios da marca Dona Resolve, todos os cômodos da casa, já que o porcelanato deixa o ambiente mais bonito e sofisticado.

João Cezar complementa: “Se encaixam bem nas salas, cozinhas, quartos, sacadas fechadas e bem ventiladas, ou seja, qualquer ambiente interno”. Para ambientes externos, o mais indicado é o porcelanato antiderrapante.

Produtos que devem ser evitados

Produtos abrasivos e ácidos, especialmente sabão em pó, estão fora de cogitação na limpeza do porcelanato. “Na execução dos nossos serviços, quando o porcelanato tem somente poeira, utilizamos somente água. Quando ele está mais impregnado com marcas de sapato, manchas de graxa, gordura, urina ou fezes de animal, etc, utilizamos o multiuso da Amway numa quantidade bem pequena misturada a água, que permite uma boa limpeza sem o perigo de aparecer manchas ou risco no porcelanato”, pontua João Cezar.

Duração do porcelanato

Os pisos de porcelanato são mais duráveis se comparados a outros tipos de pisos, além de oferecer um ambiente diferenciado. “Com o tempo, ele pode perder um pouco do brilho pelo período de uso, mas é possível contar com empresas que realizam o serviço de Tratamento de Piso para aumentar a durabilidade dos mesmos”, aponta Paula.

“Para que ele dure mais, é importante evitar arrastamento de móveis e eletrodomésticos sobre o porcelanato. Também não deixar impregnar a sujeira, para que não exija o uso intenso de produtos específicos para limpeza pesada, que se não forem diluídos corretamente podem manchar o porcelanato”, finaliza João Cezar.

Consultoria
João Cezar dos Santos – Empresa Vip House Mais
Paula Roberta da Silva – Consultora de Operações e Negócios da marca Dona Resolve

Tags: , ,

Mais lidas