Como escolher a melhor mesa para seu apartamento

Avalie

Por mais que pareça algo tão simples, escolher a mesa ideal para o seu apartamento nem sempre é uma tarefa fácil. Ela deve ser de que tamanho? Com quantas cadeiras? Qual material é mais durável? Para tirar dúvidas a respeito desse assunto, conversamos com a arquiteta Helena Camargo. Confira!

Apartamentos pequenos

Na hora de comprar a mesa de jantar, antes é preciso avaliar o formato da sala. “Se a sala for quadrada, opte por uma mesa redonda, já no caso de sala retangular, a mesa retangular é mais adequada”, afirma Helena. As mesas redondas com quatro cadeiras ou retangulares articuladas são melhores para economizar espaço. Você pode colocá-las em um cantinho na cozinha ou na sala de estar, desde que não atrapalhem o fluxo de pessoas.

Tipos de materiais para a sua mesa

Além das mesas comuns de madeira, é possível escolher outros materiais para inovar na decoração. “Existem alguns modelos interessantes em metal. O último lançamento é feito com reaproveitamento da asa de avião, mas também existem modelos com reaproveitamento com a chapa de containers marítimos”, aponta a arquiteta.

Existe também uma alternativa mais econômica: a restauração de um móvel antigo. “Caso a mesa não esteja instável ou deteriorada vale a pena fazer uma pintura com tinta branca especial para madeira ou o material da mesa”, complementa Helena.

Conservação do móvel

Antes de comprar a melhor mesa para seu ambiente, é importante levar em conta a durabilidade do móvel. E, para ter uma mesa sempre bonita, também é preciso tomar alguns cuidados de conservação, como aponta a especialista: “Coloque uma capa em feltro embaixo da toalha para proteger a mesa, principalmente se for tampo de madeira com pintura em laca”. Já se a parte de cima for vidro, limpe-a frequentemente e tente sempre colocar toalhas ou jogos americanos na hora de servir alimentos, para evitar riscos ou manchas.

Mesa mais criativa

Se você tem vontade de fazer composições diferentes com a mobília, uma boa ideia é escolher uma mesa colorida com cadeiras mais clássicas. “É possível fazer uma composição com diferentes modelos de cadeira ou ainda composição de arranjos e decorações sobre a mesa”, diz Helena.

Lembre-se que, a mesa, assim como os outros móveis, ficam melhores no ambiente quando combinadas com as paredes e acessórios, como tapetes. “Se desejar ter uma mesa colorida, prefira paredes neutras. O tapete pode ser estampado ou colorido se os demais itens, fora a mesa, forem neutros”, acrescenta a arquiteta.

Consultoria

Helena Camargo – arquiteta
www.h2carquitetura.com.br

Tags: ,

Mais lidas