Como encontrar o estilo de decoração para o quarto de casal

Avalie

Quer decorar o quarto do casal mas não sabe nem por onde começar? Depois de mostrar 15 quartos para você se inspirar, conversamos também com a arquiteta Priscila Tomaz, que deu várias dicas para quem deseja transformar esse cantinho em um lugar mais aconchegante. Confira!

Estilo de decoração para o casal

Segundo a arquiteta, os estilos de decoração são muito variados. “Retrô, colorido, estampado, romântico, despojado, hippie, rústico, moderno, clean. No quarto de casal isso depende muito mais do estilo do casal. Ou seja, se o casal é mais jovem, pode abusar de uma decoração mais ousada com cores mais vivas e objetos mais extravagantes, ou se é um casal de mais idade parte-se então para tonalidades mais sóbrias, de descanso, com luz mais amena“, aconselha.

A melhor maneira de encontrar o melhor estilo é avaliar quais gostos vocês têm em comum e chegar a um consenso. “O ambiente deve atender ao perfil do morador. Mas como cada pessoa tem o seu e neste caso o quarto do casal se encontra duas pessoas diferentes, o ideal é que passem um tempo juntos conversando sobre o que gostam. Juntar fotos, adquirir revistas de decoração, até mesmo ir à mostras de decoração pode auxiliar muito o casal no momento de fazer tais escolhas”, aponta.

Flickr/ It's Great To Be Home

Flickr/
It’s Great To Be Home

Quarto em conjunto

Antes de começar a decorar o quarto, lembre-se de que ele será dividido, portanto o seu gosto pode não condizer com o do parceiro. “Para não dar um ar feminino demais, evite os florais. Use cores mais sóbrias e neutras e deixe a feminilidade nos detalhes, como um vaso de flores pequeno no criado-mudo, por exemplo”, indica Priscilla.

Como o quarto é para o casal, é importante que o ambiente seja agradável para os dois. “Geralmente no quarto está definido um lado da cama dele e dela, então o próprio criado ou mesa lateral podem ter características mais femininas ou masculinas”, completa a especialista.

Dicas para deixar o quarto mais charmoso

A iluminação é um dos principais fatores para deixar o ambiente mais charmoso. “A iluminação indireta dá um ar mais chique, romântico ao ambiente, principalmente se a luz for amarela, que dá uma sensação de aconchego”, conta a arquiteta.

Os objetos também influenciam na decoração do quarto. Abajures, luminárias, porta-retratos, vaso de flores, livros, almofadas, tapetes, cortinas e móveis. “Por isso é fundamental que a escolha destes elementos siga o estilo adotado para o quarto. Por exemplo: se você escolheu o estilo retrô, você pode colocar um móvel vintage”, diz Priscilla.

Nas paredes, primeiro escolha as cores que você deseja usar no quarto. “Tente seguir uma paleta de cores – um círculo cromático pode auxiliar nesta tarefa- , e se vai usar cores complementares ou análogas. Se a cor adotada, por exemplo, for o verde, então você pode utilizar tonalidades de verde (cores análogas) e mesclar com outras cores como o marrom, o bege, e o lilás (cor complementar)”, auxilia a especialista.

Consultoria
Priscilla Tomaz Quirino
arquiteta . urbanista
www.ardeco.com.br

Mais lidas