Como deixar a casa mais iluminada

Avalie

Nada melhor do que ter uma casa bem iluminada. A luz influencia nas atividades rotineiras e também na decoração, deixando os ambientes bem mais aconchegantes e cheios de vida. Para saber como iluminar cada cômodo da sua casa, separamos algumas dicas. Confira!

Na sala

A primeira providência neste cômodo é iluminar todo o ambiente ou usar uma dessas opções:

Luz indireta: é aquela refletida por alguma superfície, como o teto, com  luminárias de coluna, sancas (molduras de gesso, colocadas no encontro da parede com o teto) ou arandelas (luminárias de parede).

Luz direta: é aquela que incide diretamente em um objeto. Os abajures, por exemplo, produzem uma luz direta sobre um objeto, como o criado-mudo ou a parede, que, por sua vez, reflete uma luz indireta, iluminando os rostos de maneira agradável. Por isso, as luminárias embutidas devem ser distribuídas de forma que não ofusquem o rosto das pessoas. Evite colocá-las perto do sofá, pois costumam causar sombras.

Foto: Thinkstock/Getty Images

Foto: Thinkstock/Getty Images

Na cozinha

É uma área de trabalho, portanto deve ser confortável, atraente e funcional ao mesmo tempo. As iluminações mais indicadas são luminárias com lâmpadas fluorescentes tubulares ou compactas de cor branca. Estas peças dão grande iluminação e permitem que se enxergue dentro dos armários mais altos.

Dica: A iluminação de tarefas é importante na cozinha, onde se usa facas ou objetos cortantes. Foque a luz nesse tipo de trabalho, evitando sombras. Se houver armários suspensos, pode-se embutir lâmpadas especiais na parte inferior do armário.

No banheiro

Deve haver uma iluminação geral e uma para a região do rosto, em frente ao espelho. Ela pode vir de ambos os lados do espelho, utilizando uma arandela, na qual a lâmpada não apareça, para não causar ofuscamento e atrapalhar a visualização da imagem.

Dica: a iluminação geral do banheiro pode ser feita com lâmpada fluorescente, mas a focada para o rosto deve ter boa reprodução de cor. Lâmpadas com IRC (Índice de Reprodução de Cor de 100%) são ideais para quem faz uso da maquiagem. Já a área do chuveiro deve ter a iluminação com um suporte bem vedado, já que este cômodo é muito úmido.

No quarto

A melhor maneira para iluminar um dormitório são os abajures e as luminárias para leitura. Como a maior parte do tempo passamos deitados neste cômodo, as lâmpadas não devem aparecer para que não causem ofuscamento nos olhos e se tenha um maior conforto visual.

Dica: as luminárias de cabeceira são excelentes para a leitura, assim como arandelas que ficam perto da altura da cabeça na cama. Usar recursos como luzes individuais também trazem um melhor conforto visual.

Abuse das cores

O uso de cores claras nos tetos, paredes e pisos contribui para uma melhor iluminação. As cores escuras roubam muita luz e refletem em menor intensidade.

Mais economia em casa

Um dos fatores mais importantes nos dias atuais é a economia do consumo de energia, pelo custo e por questões ecológicas. A substituição de lâmpadas incandescentes por fluorescentes e leds são ótimas opções.

Consultoria

César Augusto dos Santos Scudeller é arquiteto e professor da disciplina de Iluminação do Senac, em Bauru (SP).

Texto de Carolina Brito/Colaboradora

Tags:

Mais lidas