Como decorar salas pequenas de apartamentos

Avalie

Nem sempre decorar locais pequenos é uma tarefa fácil. Dispor os móveis corretamente, escolher as melhores cores, optar por acessórios que ajudam a ampliar o espaço… são muitas decisões a serem tomadas. As salas de apartamentos – principalmente dos mais novos – geralmente são cômodos bem pequenos e compactos. Para te ajudar a incrementar e aproveitar o espaço da sua sala, conversamos com especialistas da empresa Your IDesign. Veja as dicas!

Amplie o espaço 

A Your IDesign afirma que as salas devem conter poucas peças, porém versáteis: “Os móveis devem ser planejados antes de serem comprados. As medidas do apartamento devem ser tiradas e preferencialmente deve-se chamar um profissional para desenhar e produzir um móvel, como os de cozinha por exemplo, com muitas opções no mercado”.

Também é interessante apostar em espelhos e mesas de vidro para ampliar o ambiente, assim como cores claras na parede. “Deixe as cores para as almofadas, tapetes e cortinas, que bem escolhidos trarão aconchego. Uma boa iluminação também faz toda a diferença em ambientes pequenos”, apontam os especialistas. Se for usar espelhos, prefira aqueles que cobrem toda a parede.

Escolha os móveis adequados

Para ganhar espaço, o aconselhável é investir em móveis planejados, sofás de dois lugares, pufes e mesas de jantar retangulares encostadas na parede. “Móveis suspensos são uma boa opção”, afirmam.

Já se você não puder apostar nos móveis planejados, escolha aqueles que são mais versáteis e multiuso, como uma hack que pode ser usada para guardar objetos importantes, por exemplo.

Decore sem gastar muito

É sempre bom optar pelo básico. Um bom e antigo sofá pode ganhar vida se for revestido novamente, assim como uma estante prática e moderna pode ser feita com caixotes de feira empilhados com acabamento patinado.

Visite várias lojas, faça pesquisas de preço, tente reaproveitar o que já tem e conheça também lojas de móveis usados que podem ter objetos interessantíssimos. Depois disso, invista na decoração. Com planejamento, avalie o que é de maior prioridade a ser comprado. Deixe os quadros por último!

Invista nos detalhes

As flores, além de darem vida e beleza, trazem uma energia incrível. “Antúlios, copos de leite e gérberas duram bastante. Mas se você não tem tempo de cuidar das flores, opte por flores plantadas, como crisântemos”, afirmam os designers.

Tapetes também podem ajudar a ampliar a sala, se forem monocromáticos e escuros. Mas tome cuidado: os tapetes costumam deixar o ambiente mais quente do que o normal. “Para isso, existem boas opções de ar condicionado no mercado e também alguns ventiladores de teto muito estilosos”, finalizam.

Consultoria

Your IDesign – Thinking of your design!

Mais lidas