Como decorar o hall de entrada

Avalie

Você acabou de decorar o seu apartamento novo. Está tudo lindo! Mas cada vez que você sai de dentro dele parece que está faltando algo? Talvez o hall de entrada não esteja em harmonia com a decoração novinha.

Leve e atemporal

Decorar o hall pode ser uma ótima opção para deixar o apartamento ainda mais a sua cara, mas é preciso seguir algumas dicas valiosas. “Hall compartilhados não devem possuir muita informação, cores fortes, papéis de parede de estampas e tapetes com desenho. Enfim, devemos pensar em uma decoração atemporal, clássica, com cores claras, já que o espaço é pequeno”, explica a arquiteta Renata Basques.

Para ela, espelhos são sempre uma boa opção e iluminação é fundamental. Já a designer de interiores Iara Santos destaca que o hall também deve ser parecido com o restante do apartamento, pois ele é a entrada da casa e confere uma prévia do que o visitante vai encontrar. “Uma excelente ideia é inserir quadros de obras de arte nas paredes, para um toque sutil e, ao mesmo tempo, grandioso”, destaca.

Daniel Mansur / Gustavo Xavier / Divulgação

Renata Basques aposta na iluminação para deixar o ambiente bonito e sem exagero nas cores. Foto: Daniel Mansur / Gustavo Xavier / Divulgação

Como decorar o hall de entrada

O revestimento da parede é o foco dos projetos de Iara Santos. Foto: Daniel Mansur / Gustavo Xavier / Divulgação

Pode ou não pode?

Área privativa e área compartilhada. Essa a divisão básica de qualquer condomínio e as regras para decoração delas são simples. Se o ambiente é compartilhado, qualquer mudança tem que passar por aprovação de uma assembleia, mesmo as mais simples, como colocação de um quadro ou espelho no hall. Em áreas privativas, o proprietário tem mais liberdade, mas mesmo assim tem que seguir as regras do condomínio e a legislação.

“O hall pode ser alterado de acordo com as necessidades dos moradores, desde que as eventuais obras não comprometam a segurança do edifício, bem como não venha a alterar a forma e a cor da fachada, das partes e esquadrilhas externas”, explica o advogado Renato Horta.

Segundo Horta, não há problema em decorações diferentes em cada andar, desde que não haja proibição na convenção condominial e ocorra aprovação de dois terços dos condôminos.

Hall barato

Se quase não sobrou dinheiro após a decoração do apartamento, ainda é possível dar uma cara nova ao hall. Pequenos detalhes, como espelhos, quadros e vasos já deixam o hall de entrada do apê bem mais bonito e alegre.

“Hall de entrada de apartamentos costumam ser espaços bem pequenos então uma dica ótima para melhorar este ambiente é focar nas paredes. Espelhos, quadros, adesivos, cabideiros e porta-chaves vão muito bem, e, escolhendo o modelo certo, são super decorativos para este ambiente”, explica a arquiteta Natália Shinagawa.

Para Natália, o importante na hora de corar o hall é pensar na funcionalidade do ambiente que é, basicamente, um local para circulação. Móveis que prejudicam a passagem e tapetes que atrapalham na hora de abrir a porta devem ser descartados.

Daniel Mansur / Gustavo Xavier / Divulgação

Daniel Mansur / Gustavo Xavier / Divulgação

Texto: Kelli Franco

Tags:

Mais lidas