Como cuidar de suculentas

Avalie

As suculentas sobrevivem bem em ambientes internos, fazendo delas as preferidas de quem não tem muito tempo para cuidar de um jardim, mas ainda quer um toque de verde nos ambientes.

São chamadas de suculentas todas as plantas que tem capacidade de armazenar água, seja no tronco, nas raízes ou nas folhas. Por possuírem essa característica, elas não precisam ser regadas com tanta frequência quanto outros gêneros de plantas.

Quanto à espécie, variedade não falta – só no Brasil estima-se que hajam 22 mil tipos de suculentas! Algumas das mais comuns nas casas são as echevérias, a planta-jade e as populares Kalanchoe. Isso mesmo, as florzinhas da fortuna também são suculentas!

Suculentas

À esquerda, uma echevéria. No meio, uma planta-jade e à direita, uma Kalanchoe. (Fotos: Wikicommons)

Apesar de serem muito fáceis de cuidar, essas plantas requerem alguns cuidados indispensáveis. Veja agora algumas dicas de como cuidar de suculentas:

Tipos de vaso

Normalmente, quando se compra a mudinha da suculenta, ela vem em um vasinho de plástico, onde podem ser deixadas. No entanto, é necessário saber que nesse tipo de vaso elas vão precisar de menos regas do que precisariam caso fossem deixadas em recipientes de outros materiais, como a cerâmica, por exemplo, porque o plástico não absorve água.

Se for trocar a plantinha de vaso, escolha um com furinhos embaixo. Aperte bem o vaso original, retire a suculenta e coloque-a no novo local. O substrato pode ser uma mistura de terra adubada e areia de construção. Não use areia de praia, pois ela contém muito sal. Finalize com pedrinhas em cima, para reter líquido.

Onde colocar?

Suculentas

(Foto: Divulgação)

A maioria das suculentas adora sol, e algumas delas, se não tomarem a quantidade certa de luz, ficam pálidas, magrinhas e começam a apodrecer. No entanto, outras espécies preferem luz indireta ou só algumas horas de exposição no sol. Por isso, é importante pesquisar a sua espécie escolhida para poder proporcionar a ela o melhor ambiente possível.

Quanto regar?

Nos dias quentes, uma vez por semana é suficiente. Já no inverno, é recomendado molhar no máximo de 15 em 15 dias. Mas para ter certeza, toque a terra: se estiver úmida, tudo está bem; se estiver seca, adicione um pouco de água. Observe a planta também: se ela estiver murchinha, aumente a quantidade de líquido, se as folhas da base estiverem ficando feias, diminua. É importante também quando for regar, colocar a água diretamente na terra e não sobre as folhas, pois estas podem apodrecer.

Veja também:

+ Plantas que melhoram o ambiente
+ Como ter um jardim com plantas de baixa manutenção
+ Os tipos de plantas que podem ser usadas no banheiro 

Mais lidas