Como construir uma cisterna para recuperar água da chuva

Avalie

As cisternas são sistemas de armazenamento de água da chuva que podem variar no tipo de material – plástico, cimento,  fibra de vidro, entre outros – e também na quantidade de água que podem armazenar. Elas são ótimas opções para os dias de hoje, onde a falta de água assombra muitas casas.

Para projetos residenciais, empresas especializadas como a EcoCasa realizam o serviço em até dois dias, com o valor mínimo de 5 mil reais para comprar todo o equipamento necessário. No site da empresa, são listados certos pré-requisitos para que a cisterna seja apropriada:

– Pouca variação da temperatura interna (motivo pelo qual é mais adequado que sejam enterradas);
– Bloqueio de entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas;
– Sustentação estrutural quando permanecerem vazias durantes períodos de estiagem;
– Impermeabilidade e resistência a vazamentos da água armazenada.

+ Dicas para economizar água na hora da faxina

Como construir uma cisterna para recuperar água da chuva

Reprodução/YouTube/Canal do Phabinho

Contudo, apesar das cisternas enterradas serem mais adequadas e apresentarem um custo inferior, muitas pessoas ainda preferem as cisternas apoiadas ou as minicisternas.

Vídeos que ensinam a fazer uma cisterna

Algumas dicas ajudam bastante a saber se a cisterna é a melhor opção para a sua casa:

– O local da construção da cisterna deve estar longe de lixões, currais, fossas ou outros pontos de poluição que possam comprometer a qualidade da água ou da estrutura da cisterna. A distância mínima entre a cisterna e esses locais deve ser de no mínimo 10 metros.

– As calhas e tubos são essenciais para captar a chuva precipitada e permitir seu escoamento para o tanque. Elas devem ficar embaixo das telhas para não desperdiçar a chuva forte das trovoadas.

– Se for construir uma cisterna, é preciso tomar cuidado com a altura entre o telhado e a cisterna. O telhado deve ser mais alto que a cisterna, para permitir que a água desça de todos os lados por meio da ação da gravidade.

Confira vídeos que mostram como é a construção de cisternas:

Informações – http://www.ecocasa.com.br/

Mais lidas