Como combinar diferentes estilos na decoração

Avalie

“Os opostos se atraem” é uma frase que também pode ser utilizada na decoração. Isso porque estilos diferentes podem ser utilizados no mesmo ambiente sem que haja perda de harmonia. A seguir, trazemos quatro projetos que se saíram bem-sucedidos nesta empreitada. Confira!

Projeto 1: Bianca da Hora, do Rio de Janeiro – RJ

Rústico + contemporâneo

barzinho de madeira

Um cantinho mal aproveitado de 4m2, na sala, foi transformado em um convidativo bar pela arquiteta Bianca da Hora, do Rio de Janeiro (RJ). Para isso, o pano de fundo foi o uso de elementos rústicos. “Utilizamos a madeira nogueira no balcão e na prateleira, além de pedras nas paredes”, conta a profissional. Já para modernizar o ambiente, a arquiteta investiu na mistura da madeira com aço e na iluminação das prateleiras.

+Leia também: 10 lojas virtuais para te ajudar a decorar a casa

Superbrilhante

Toda a marcenaria do bar recebeu uma boa camada de verniz poliuretano, também chamado de PU. Além de dar brilho aos móveis, ele é durável e não exige manutenção.

Projeto 2: Silvana Hilbert Ferreira, de Florianópolis – SC

Clássico + contemporâneo

sala de estar confortável

Lustre de cristal e cadeira no estilo Luis XV, com capitonê, são elementos conhecidos como clássicos. Mas, o que aconteceria se eles fossem misturados a elementos contemporâneos, como mesa de vidro, papel de parede vinílico e marcenaria de MDF? A resposta é esta integração entre sala de jantar e living assinada pela arquiteta Silvana Hilbert Ferreira, de Florianópolis (SC). “Partimos das peças clássicas que os proprietários gostariam de manter, suavizando-as com cores leves e móveis com design contemporâneo”, conta.

+Leia também: como usar espelhos de forma elegante na decoração

sala de jantar clássica

Para mais suavidade, as paredes ganharam a cor “algodão egípcio”, da Suvinil.

Projeto 3: Nicole Finkel e Marcelo Zuffo, São Paulo – SP

Urbano + rústico

sala de jantar moderna

Uma parceria do artista plástico Marcelo Zuffo e da arquiteta Nicole Finkel transformou este apartamento de São Paulo numa obra de arte. Sua sala de jantar já possuía elementos rústicos, como mesa de madeira e parede de tijolo à vista. A novidade foi a incorporação de um mural grafitado e de um lustre de cristal de murano roxo. “O mural foi feito em camadas. Decidi representar São Paulo de forma urbana e poética, mostrando passagens e locais da cidade”, explica Marcelo. O painel foi feito em uma caixa de MDF e o material usado foi caneta PX30,20 e 21, além de spray.

+Leia também: sala de estar decorada com a técnica do feng shui

Marcelo deu continuidade ao grafite além do painel, seguindo com o desenho a partir dos interruptores.

Projeto 4: Malu Melão, São Paulo – SP

Regional + contemporâneo

sala de estar moderna

Cabaças, toalha de renda e quadros coloridos deram um toque regionalista para esta integração detar da designer de interiores Malu Melão, de São Paulo (SP). Mas isso não impediu que elementos contemporâneos também fossem acrescentados ao ambiente, como móveis arredondados e o charmoso quadro com referências automobilísticas. O elo entre os dois estilos foi feito pelo uso das mesmas cores nos acessórios, principalmente, vermelho e laranja.

Corte e recorte

O móvel do bar era, na verdade, uma cômoda de estimação dos moradores. Para transformá-la em um minibar, foi necessário cortá-la ao meio, diminuindo sua profundidade e altura.

Texto Leonardo Valle/Colaborador
Fotos George Melão, Denilson Machado/ MCA Estúdio, Carlos May e Divulgação

Mais lidas