Como colocar redes dentro de casa

Avalie

Projeto 1: Gabriela Donati e Carmen Donat, São Paulo – SP

rede dentro de casa

Fotos Nathalie Bohn e Celia Mari Weiss/Divulgação

A rede pode ser instalada em qualquer ambiente que tenha espaço para sua abertura. “Como é muito fácil de colocar e tirar, torna-se uma alternativa simples para qualquer canto. Inclusive, pode até atravessar um ambiente, pois consegue ser recolhida”, lista a arquiteta Gabriela Donati.

Espaço ideal

“Muitas vezes, não temos parede para dois ganchos. Nesse caso, podemos usar o teto, desde que seja uma laje ou viga. O forro de gesso não aguenta a carga”, ensina a profissional. “Um erro grave é dar nó nas pontas da rede para encurtá-la”, explica Gabriela.

rede dentro de casa

Fotos Nathalie Bohn e Celia Mari Weiss/Divulgação

É preciso pelo menos dois metros entre um gancho e outro para que a rede fique confortável.

Projeto 2: Neto Porpino, São Paulo – SP

O arquiteto Neto Porpino é paraense e sempre teve o hábito de usar redes. Ao mudar para São Paulo, Neto trouxe uma bela rede fiada em tear manual para o seu dormitório de 14m2. “No primeiro uso ou após a lavagem, arme-a e, antes de deitar, segure-a com as duas mãos e sente sobre a mesma. Isso ajuda as laterais
a ficarem da mesma altura”, ensina.

rede dentro de casa

Fotos Nathalie Bohn e Celia Mari Weiss/Divulgação

“Quando a rede não estiver em uso, utilize a técnica de torção ou de dobra: ela fica enrolada em um dos lados parecendo um pacotinho”.

Vá de batom

Prefira ganchos tipo ‘batom’, que permanecem embutidos e ficam mais discretos quando não utilizados. “Mas, dependendo da superfície, use aqueles fixados com parafusos”, recomenda o arquiteto Neto Porpino.

Os ganchos devem ficar, em média, a 2,10m de altura do piso.

Texto Leonardo Valle/Colaborador

Mais lidas