Como colocar armários planejados sem gastar muito

Como colocar armários planejados sem gastar muito
Avaliação 5 - Votos 1

Os armários planejados são uma ótima alternativa, tanto para otimizar o espaço quanto para deixar sua casa bem decorada. No entanto, muitas vezes esses armários se tornam inviáveis por conta do preço. Para te ajudar a colocar armários planejados sem gastar muito, conversamos com o arquiteto Junior Piacesi e com o gerente de linha de produto da Líder Interiores, que ensinam como otimizar esse processo.

Vantagens dos móveis planejados

De acordo com o arquiteto, os móveis planejados são uma boa alternativa para otimizar o ambiente. “Eles se adequam de forma inteligente, levando em consideração as necessidades do cliente e métrica disponível do espaço. Outra vantagem é ampla cartela de materiais e acabamentos presente no mercado”, afirma.

Entretanto, antes de investir nos planejados, é importante levar em consideração o espaço disponível, a espessura dos materiais utilizados, cor, textura, dobradiças, puxadores, marca dos trincos e fechaduras, ferragens e parafusos. “São pequenos detalhes que diferenciam o resultado final e poupam uma posterior dor de cabeça”, conta Junior.

Thinkstock/Getty Images

Thinkstock/Getty Images

Para o gerente da Líder Interiores, como os armários planejados se tratam de projetos exclusivos, os móveis serão especiais. Dessa forma, o cliente corre o risco de encontrar imprevistos na hora de colocá-los, como paredes tortas e desalinhadas, paredes frágeis de gesso, vigas que às vezes estavam dentro de móveis antigos, eletrônicos que são acoplados no móveis, entre outros problemas.

“Muitas coisas serão solucionadas na hora da entrega ou posterior. Escolher uma empresa sólida, que está no mercado faz tempo e que honra o compromisso de atender bem o cliente para ter segurança no pós-venda deste produto é muito importante e tem peso na hora da compra”, revela.

Como colocar armários planejados?

Junior afirma que o espaço deve estudado primeiramente por um arquiteto, que vai tirar as medidas exatas e oferecer a melhor solução. “Em um segundo momento, o profissional deve acompanhar o cliente à uma empresa especializada e analisar a viabilidade da proposta feita pelo projetista. É necessário também supervisionar o processo de instalação para que não haja qualquer imprevisto e contratante saia satisfeito”, aponta.

Custo para colocar armários planejados

O planejamento do espaço é sempre a melhor alternativa para economizar, pois é possível colocar na ponta do lápis os materiais a serem utilizados. Além de poupar gastos com refação, planejar também ajuda a eliminar qualquer surpresa.

“O preço varia de acordo com as medidas do ambiente e dos materiais a serem utilizados. Dessa forma, é sempre bom analisar com um profissional a melhor alternativa para o seu bolso e gosto”, conta o especialista. Portanto, a melhor solução para economizar é fazer uma ampla pesquisa antes de comprar os materiais.

O gerente da Líder Interiores conta que os armários planejados otimizam o espaço de apartamentos cada vez menores, que são vendidos com um preço baseado nos metros quadrados do espaço. “À medida que poupamos espaço com a utilização inteligente da linha de móveis planejados, geramos mais qualidade de vida para as pessoas. A ferragem do mobiliário, ou seja, os trilhos das gavetas, das portas de correr e as portas dos armários, são os itens que mais pesam no orçamento. Portanto, é preciso fazer comparações com diferentes empresas e ficar atento para não pagar muito mais caro no produto”, acrescenta.

A hora certa para colocar os armários 

Muitas vezes desejamos trocar e planejar os novos armários quando já estamos morando no imóvel, mas isso se torna uma tarefa mais complicada. “Tudo acaba tomando um caráter mais emergencial e pode haver descuidos na instalação. O mais recomendado é instalá-los antes da mudança, com calma e tendo uma visão mais limpa do ambiente”, aconselha Junior.

Átila ainda aponta que as instalações destes móveis exigem um tempo considerável das equipes de montagem e algumas interferências na parte de alvenaria do imóvel. “Esses fatores podem gerar algum tipo de incômodo para o morador, como barulho, pó de madeira ou mesmo da alvenaria”, afirma.

Armários da cozinha

Trocar os armários da cozinha por outros bem mais práticos e planejados para encaixar perfeitamente no ambiente é a vontade da maioria das pessoas. No entanto, sempre surge aquela dúvida: qual material é o mais durável? Segundo o arquiteto, atualmente, o material mais durável para locais onde há contato com água é o compensado naval. “Ele tem em sua constituição cola para barcos e revestimento em fórmica, agregando longa vida útil ao móvel. Acabamentos antifungo e antibactericida são também uma alternativa saudável para o ambiente”, afirma.

“Para os revestimentos externos, o laminado decorativo é uma ótima opção em termos de resistência, higiene e durabilidade”, aconselha Átila.

Consultoria

Junior Piacesi – arquiteto

Átila Nogueira, gerente de linha de produto da Lider Interiores

Tags:

Mais lidas