Coifas e depuradores para a cozinha

Avalie

Nada melhor que ter uma cozinha sempre limpa e sem aquele cheiro de gordura, montada com equipamentos e acessórios lindos e modernos. Mas como cozinhar no dia a dia e impedir que a fumaça e a gordura acabe se alastrando pelos móveis? Para resolver isso, as coifas e depuradores surgem como soluções práticas bonitas e o melhor: baratas! A Casa Linda traz algumas dicas e opções para você conseguir um desses verdadeiros objetos de desejo.

Coifas e depuradores para a cozinha

Fotos Tuboar/Divulgação

A escolha

Apesar de importante, a aparência não deve ser o principal fator de escolha de uma coifa ou depurador: o mais importante é buscar um acessório capaz de sugar todo o cheiro e fumaça promovidos por frituras ou cozimento de alimentos. Para Saulo Francisco dos Santos, vendedor técnico da empresa Tuboar, especializada nesses equipamentos, o ideal é fazer um projeto de acordo com o espaço, a potência do fogão e a frequência com que é utilizada a coifa. Esse cuidado determina a potência do motor e a vazão do ar, evitando problemas futuros.

Coifas e depuradores para a cozinha

Fotos Tuboar/Divulgação

Coifa ou depurador?

Tanto a coifa quanto o depurador renovam o ar do ambiente. A coifa filtra e expele o ar da cozinha através de dutos, que podem ter saída pelo teto, pelas laterais ou pelo forro. Já o depurador filtra ou queima o ar e joga de volta no ambiente, e são indicados para locais onde não é possível instalar dutos, como apartamentos.

Visualmente os dois são muito parecidos e, normalmente, se escolhe o depurador quando a obra não previu a instalação da chaminé. Para o arquiteto Ivo Indiano, se o filtro do depurador for limpo periodicamente ele pode ser tão eficiente quanto uma coifa exaustora.

Beleza e praticidade são importantes, mas também é preciso ficar de olho no ruído que esses eletrodomésticos produzem.

Coifas e depuradores para a cozinha

Fotos Falmec do Brasil/Divulgação

Ótimo desempenho

Ambos funcionam melhor se as janelas e portas estiverem fechadas (sem corrente de ar). Além disso, devem ser ligados alguns minutos antes da utilização e desligados depois de 10 minutos do fim das fritura, para retirar todo o cheiro do ambiente.

Coifas e depuradores para a cozinha

Foto: Falmec do Brasil/Divulgação

Cuidados básicos

A coifa exige alguns cuidados básicos com a limpeza, afinal está sempre em contato com vapor de gordura e suja com grande facilidade. Confira os cuidados necessários:

Filtros: a limpeza dos filtros de malha de alumínio deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Lave-os na máquina de lavar ou manualmente com sabão neutro.

Manta descartável: a troca deve ser feita a cada 15 ou 30 dias de acordo com o uso do equipamento.

Parte externa: a limpeza deve ser feita com sabão neutro e flanela e, em seguida, com produtos específicos para limpar inox.

Depurador: deve ter o seu filtro lavado ou trocado periodicamente para garantir sua eficiência.

Texto Tadeu de Oliveira/Colaborador

Mais lidas