Cinco alternativas ao papel de parede

Avalie

O papel de parede é um revestimento bonito e com dezenas de opções no mercado. No entanto, o rolo do papel de parede pode ser um pouco caro e sua aplicação, complicada. Além disso, se você mora num apartamento alugado, tem de pensar em maneiras alternativas para decorar a parede sem danificá-la.

Para te ajudar, separamos cinco opções alternativas ao papel de parede fáceis e baratas. Confira:

1 – Fita adesiva decorada

Também conhecida como washi tape, a fita adesiva decorada pode ser uma grande aliada na decoração das paredes. É só pensar em um padrão, cortar e colar! Para melhor resultado, é recomendado medir a fita e marcar na parede usando lápis. Olha só que lindo esse projeto do site Brit+Co:

Decorar a parede com washi tape

(Foto: Brit+Co)

Até a fita isolante pode ser usada, como mostra a foto:

Decorar parede com fita isolante

(Foto: Divulgação)

2- Stencil

Ok, o stencil requer que se pinte a parede, mas é muito mais fácil apagar só a parte desenhada do que a parede inteira, não? Você vai precisar de um rolinho para pintura e tinta ou tinta em spray.

Decorar parede com stencil

(Foto: HGTV)

Você pode comprar o seu molde pronto em várias lojas de decoração e artesanato ou fazer você mesmo, com cartolina ou papel cartão. É só desenhar o padrão desejado e recortar. Para fazer a pintura, fixe o stencil na parede com fita adesiva.

3- Tecido

Entre as vantagens de usar tecido para decorar as paredes estão a aplicação superfácil, a possibilidade de renovar quando tiver vontade e o resultado final super aconchegante. Você pode ler mais sobre como decorar suas paredes com tecido e ver um projeto que usou essa técnica nesse post.

Tecidos adesivos para a parede

O papel de parede com grafismo foi complementado pelos tecidos da almofada, garantindo unidade. O projeto é assinado por Sérgio Fontes, arquiteto do Rio de Janeiro (RJ). (Foto: Divulgação)

4- Contact

O papel contact é conhecido por encapar os cadernos das crianças, mas você sabia que ele também é um ótimo aliado na hora de decorar as paredes? Ele existe em versões estampadas, que imitam madeira, tijolinho, lousa… Além do mais, se você enjoar, é só tirar e começar de novo! Veja as opções disponíveis no site da Vulcan.

Decorar parede com contact

Use o Contact para fazer uma parede de lousa como a da foto! (Foto: Homedit)

Para fazer a aplicação, meça o espaço que você quer cobrir e vá aplicando aos poucos. É importante ir retirando as bolhas de ar conforme for fazendo a colagem. Você pode fazer isso com uma espátula.

5- Revista, papel cartão ou papel de presente

Decorar a parede com revistas

(Foto: Apartment Therapy)

Você pode usar revistas, retalhos de papel cartão ou de papel de presente para decorar a parede também. Misturando estampas diferentes, é possível fazer uma parede de patchwork, como essa:

Decorar parede com papel de parede

(Foto: Nathalia Della Marina/Gabriel Garbin)

Para melhor acabamento, passe uma camada de cola líquida misturada com água.

Mais lidas