Casa nova em 10 passos

Avalie

Todo mundo gosta do clima de casa nova. Mas se você acha que para ter essa sensação é preciso mudar de endereço ou fazer uma verdadeira reforma, está enganada. Quem garante é a arquiteta Luiza Altman, que dá 10 dicas para repaginar quarto, sala, cozinha e banheiro de um jeito simples e barato.

1. Toque especial

“O algodão tem um toque natural que garante mais conforto aos dormitórios, já o couro e o sintético deixam os ambientes de visita com ar de modernidade”, indica. Que tal investir em um novo jogo de cama?

cama

Shutterstock Images

2. Casa de colorir

Não há monotonia que resista às cores. “A mistura de roxos e cinzas inspiram um romance moderno. Para o jardim, tons terrosos e azul turquesa são ideais para espaços de descanso e serenidade”, orienta Luiza.

3. Aconchego

Nada de parede “pelada”. Deixe sala e quarto mais acolhedores com cortinas que harmonizem com tapetes e almofadas.

4. Reforma já!

A necessidade de pensar no meio ambiente vem nos ensinando a utilizar melhor nossos recursos. Então, troque o tecido daquele sofá velho e/ou pinte aquela cadeira antiga. Reutilizar está na moda.

5. Orgânico e natural

“Especialmente quem vive em grandes cidades deve ter em casa algum móvel mais natural, como os de madeira reciclada”, diz a arquiteta. Isso ajuda a quebrar o clima denso e poluído.

6. Modernize

Você ainda não tem nada de inox? Então está na hora de providenciar. O material aparece em diversos ambientes. Vale joguinho do lavabo ou lixeira da cozinha.

7. Sua casa, seu refúgio

Escolha um cantinho como lugar de descanso: uma poltrona na sala com uma manta pode virar lugar de leitura. “Se tiver alguma crença, expresse-a nesse ambiente com um pequeno altar, em quadros e objetos”, acrescenta.

8. Deixa brilhar

Para as fãs de dourado, uma ótima notícia: ele voltou com tudo também na decoração! E vale dar toques iluminados em espaços diferentes, como nas molduras de retratos e quadros, em móveis ou nos metais da pia.

9. Tem que funcionar

Inovadores, produtos funcionais deixam a casa mais agradável. Guarde documentos e contas em arquivos e mantenha um belo porta recado em um ambiente estratégico da casa.

10. Ponha ordem

Organização é sempre tendência, pois tempo é dinheiro. Por isso, abuse de nichos para armários, colmeias para sutiãs e afins para deixar tudo sempre à mão.

 

Consultoria

Luiza Altman, arquiteta. Blog altmanarquitetura.blogspot.com.br

Texto: Marcella Moreira

Mais lidas