Cabeceiras de camas inspiradoras

Avalie

As cabeceiras de cama nunca saem de moda. Mesmo com as camas do estilo box, é possível sim ter belas cabeceiras para complementar a decoração do quarto. Além do aspecto estético, elas também podem ser muito úteis para ajudar na iluminação. Veja algumas cabeceiras de camas inspiradoras e dicas da arquiteta Paula Ferraz para te ajudar a usá-las com bom gosto.

Como combinar a cabeceira com o restante da decoração

Segundo Paula, as cabeceiras podem e muitas vezes são o destaque da decoração do ambiente. “Elas devem conversar e conviver de maneira harmoniosa com o todo, mas podem ter cores, texturas  e revestimentos mais marcantes”, ensina. Os materiais mais utilizados são madeira, papel de parede, estofamento e couro.

Ela ainda acrescenta que as cabeceiras são muito utilizadas para “emoldurar” a área da cama. “Usamos cabeceiras inteiriças no sentido vertical ou horizontal com a cama box. Dessa maneira, não precisamos ter a cabeceira somente no limite da cama, trabalhando-as com revestimentos ou elementos diferenciados, pois as cabeceiras prontas não oferecem tantas opções. Por isso, preferimos trabalhar a parede de modo que ela funcione como cabeceira também”, conta Paula.

Para deixar esse espaço mais estiloso, a indicação da especialista é usar papel de parede com tonalidade, textura ou estampa; quadros ou esculturas; nichos; espelhos; e pendentes sobre os criados, que acabam por ambientá-la de forma interessante.

Iluminação na cabeceira

Pequenas lâmpadas atrás ou na própria cabeceira são muito comuns. “Usamos muito a fita de led, que é pequena e não exige muita profundidade atrás da cama. O uso delas favorece o revestimento ou quadros acima da cabeceira, e dá um toque suave. Inclusive o efeito de iluminação difusa é agradável para o ambiente pois ela fica indireta”, explica a arquiteta.

Veja a galeria de fotos e inspire-se:

Consultoria
Paula Ferraz – arquiteta
Cavalcante Ferraz Arquitetura e Design
www.cavalcanteferraz.com.br

Mais lidas