Banheiro pequeno e criativo

Avalie

Por ser, geralmente o menor cômodo da casa, é preciso ter criatividade para decorar banheiros de maneira funcional e agradável aos olhos. O desafio do escritório Pro.a Arquitetos Associados foi criar um projeto bacana em um ambiente de 3,7 m2, que já tinha as instalações hidráulicas estabelecidas. O banheiro faz parte de um imóvel localizado em Moema, na zona sul de São Paulo, onde moram um casal e seus três filhos.

Sem mudanças drásticas

Como o projeto precisava ficar pronto em pouco tempo, as arquitetas Adriana Weichsler, Daniella Martini e Viviane Saraiva optaram por utilizar o que tinham à disposição. Por isso, as instalações hidráulicas do banheiro foram mantidas como na planta original do imóvel e a decoração foi planejada em cima dos pontos de água e esgoto pré-estabelecidos. Além disso, “a metragem reduzida do cômodo também impedia grandes mudanças no projeto”, complementa Daniella.

Nathalie Bohm

Nathalie Bohm

Escolhas certas

Para que as pessoas se sentissem confortáveis ao usar o banheiro, apesar do espaço limitado, foi preciso utilizar alguns truques para dar amplitude ao ambiente. Por isso, a predominância de cores claras nas paredes, nas louças e no piso. Outro artifício foi aumentar o espaço disponível no armário abaixo da pia, com a escolha da cuba sobreposta.

O nicho de alvenaria dispensa o uso de prateleiras para apoiar produtos de higiene pessoal. Além de economizar espaço, ainda evita esbarrões na hora do banho.

Com apenas 55cm de largura, o espaço ocupado pelo gabinete da pia não compromete a circulação.

Tinta antimofo foi aplicada nas paredes para deixá-las livre dos efeitos da umidade.

Nathalie Bohm

Nathalie Bohm

Democrático

A decoração do banheiro foi pensada para agradar os jovens moradores da casa, dois meninos e uma menina, com idades diferentes. Para que o projeto ficasse jovial e unissex, sem parecer infantil ou sério demais, as arquitetas optaram por criar um patchwork com azulejos personalizados (Calu Fontes) em tons terrosos na área do box. O detalhe do gabinete em laca amarela complementa a decoração, acrescentando cor ao ambiente.

Nathalie Bohm

Nathalie Bohm

Texto Danielle Nagase

Mais lidas