Aplicativos de decoração para seu celular ou tablet

Avalie

Você já passou pela frustração de comprar um móvel lindo e na hora da entrega… aquele guarda-roupa ou rack dos sonhos simplesmente não coube na sua casa! Mas a tecnologia pode dar uma forcinha para evitar situações como essa: por meio de aplicativos para celular e tablets, é possível levar as medidas da casa inteira no bolso. E mais: dá para simular a mudança de cores nas paredes e até mesmo criar um painel com referências de decoração, tudo para facilitar sua vida e encher você de inspiração.

Casa na medida
Se você tem um smartphone ou tablet, baixe gratuitamente o My Measures & Dimensions, programa que permite armazenar imagens de todos os cômodos em seu aparelho. Além de guardar as fotos, você também pode marcar, na própria imagem, as medidas de cada ambiente com setas, para que não haja confusão na hora de comparar com o tamanho do móvel desejado. Mas atenção: o aplicativo não mede o cômodo! Você mesma precisa inserir esses dados. Peça ajuda de um profissional para obter as proporções exatas.

Shutterstock Images

Shutterstock Images

Sem sair do tom
Não consegue decidir qual será a nova cor daquele cantinho todo especial? Então simule! Utilizando o mesmo recurso do aplicativo de medidas, é possível fotografar o ambiente escolhido e trocar os fundos da imagem, visualizando o resultado da possível pintura. A empresa Sherwin-Willians disponibiliza o Color Snap para os aparelhos Androide, iPhone e Blackberry. Suas tintas estão disponíveis no Brasil, por isso, na hora de comprar, é possível achar o tom exato daquele simulado pelo aplicativo.

Já o ColorSmart, da empresa de tintas Behr, ainda não oferece o aplicativo para usuários do Blackberry. A Behr não atua no mercado brasileiro, no entanto, você pode se basear na cor escolhida para encontrar um tom semelhante entre as marcas nacionais.

Ideias sem fim
Está faltando inspiração para dar uma repaginada no ambiente? O Olioboard para tablet fornece inúmeras imagens de móveis, acessórios e papéis de parede para você colecionar. Funciona assim: sabe aquela mania de recortar fotografias de objetos das revistas de decoração e guardá-las em cadernos ou murais? A ideia é a mesma, a diferença é que você vai armazenar suas favoritas diretamente no aparelho. Em alguns países, é possível comprar os itens selecionados pela internet por meio do mesmo aplicativo: ao clicar sobre o objeto, o usuário é direcionado às lojas virtuais para fazer o pedido. Depois de criar uma conta no www.olioboard.com e selecionar seus objetos favoritos, é possível, também, imprimir suas criações. É grátis!

Fotos para inspirar
O Houzz é um aplicativo para quem gosta de variedade. Ele conta com um banco de dados imenso, com mais de 900 mil fotos em alta resolução, com produtos de decoração e ambientes diversificados. Nele, você acessa as imagens dos ambientes, seleciona aquele produto que você mais gostou e consegue encontrá-lo em lojas virtuais. O problema é que, como o aplicativo é em inglês, as lojas são internacionais. No entanto, você pode se inspirar e procurar um produto parecido aqui no Brasil (ou até mesmo mandar fazer!). Lá também você pode ler críticas de outras pessoas e classificações dos ambientes. Disponível para Android e Iphone.

Alinhe os quadros
O iHandy Level Free é um aplicativo bem simples, porém muito útil. Nele, você consegue alinhar os quadros e outros objetos na parede, como se fosse um prumo virtual. Você coloca o aparelho celular em cima do quadro e ele nivela a superfície. Disponível para iPhone.

Decoração no Brasil
Com o Arkpad, você encontra inúmeros itens de decoração, arquitetura e design no Brasil. Ele conta com um catálogo extenso de produtos e aponta quais são os seus fornecedores. Você também consegue acessar o portfólio de arquitetos famosos e separar o que mais te interessa por pastas.
Texto: Tatiana Santos e Isabela Zamboni

Mais lidas