Ambientes perfeitos para relaxar

Avalie

Toda casa merece um ambiente aconchegante próprio para receber amigos, tomar um café no fim da tarde ou mesmo para reflexão, livre do – muitas vezes cansativo – som da televisão. Porém, com os espaços de casas e apartamentos cada vez mais reduzidos, esse pequeno prazer parece ficar distante das prioridades na hora de organizar um ambiente.

Este problema pode ser contornado com a criatividade e sensibilidade no olhar, e é possível lançar mão de elementos de decoração já presentes no ambiente. O projeto a seguir, da autoria do arquiteto Humberto Pio, do Estúdio RISCO, demonstra como aliar bom gosto à personalidade.

Projeto 1 – Paz na cidade

sala de estar com rede

Foto: Marcelo Dacosta/Estúdio Risco

A saleta, que mede 8,4m2, envidraçada dos dois lados, foi delimitada por uma cortina de oval com o intuito de dar privacidade à sala principal, sem abrir mão da luminosidade recebida através dos vidros. “O desafio do projeto era criar uma área onde fosse possível receber os amigos de maneira informal, ou estender-se na rede em noite enluarada”, diz Humberto Pio. O resultado não poderia ser mais original!

sala de estar pequena

Foto: Marcelo Dacosta/Estúdio Risco

+ Veja também: como colocar redes dentro de casa

Para decorar o espaço, o arquiteto utilizou alguns elementos que os proprietários do apartamento já possuíam, como os sofás, que, por estarem com os estofados um pouco gastos, foram cobertos por tecidos de cores diferentes.

Jeito rústico

O tapete de sisal e o painel de juta estampados manualmente foram criados pela arquiteta Ivone Rigobello. As cabaças e elementos decorativos são de autoria do artista e músico Di Freitas.

Amigos de bom gosto

A rede indígena foi presente de uma amiga dos proprietários e os vasos de planta escolhidos pelos clientes.

Duas funções

A sala de estar tem ares de sacada e uma bela vista para a cidade. Se aproveitando disso, os donos do apartamento fizeram questão de prezar pelo conforto e pelo ar aconchegante do ambiente.

+ Veja também: deixe a casa mais charmosa com redes

Projeto 2 – Área de lazer

terraço

Foto: Luciana Mendes

Inspirada pela paixão de uma cliente por jardins, a arquiteta e designer de interiores, Luciana Mendes, fez uma revolução: transformou um corredor externo, praticamente inutilizado, num verdadeiro espaço de socialização. “Este cantinho acabou se tornando o mais especial da casa, pois nele a proprietária passa horas cuidando das flores com seu filho ou recebendo os amigos com charme e beleza”, garante Luciana.

“Trocamos o piso por uma cerâmica que imita deck de madeira, decoramos com sofá e poltrona em fibra, vasos gigantes e muitas plantas”, completa a arquiteta.

Luz natural

A pequena área externa virou o refúgio dos moradores, que aproveitam a intensidade de luz para manter as plantas saudáveis e bonitas.

Texto Vivian Codogno/Colaboradora

Mais lidas