A diferença entre o vintage e o retrô

Avalie

Não se confunda, apesar de muito parecidos, a decoração vintage e o estilo retrô são coisas diferentes. Usadas em vários ambientes da casa, ambas as decorações ficam incríveis quando usadas na cozinha. Pra não errar, é só prestar atenção nessas dicas que separamos para você nunca mais se confundir.

A decoração vintage tem como base peças antigas, que podem ter sido herdadas de família, encontradas em vendas de antiquário e até em ferinhas de antiguidade. Nesse caso os objetos e itens de decorativos vieram realmente de décadas passadas, dependendo do acessório, vale a pena restaurar para deixar em uso, como é o caso das geladeiras antigas.

Diferença entre vintage e retrô

Esse é um exemplo divertido dos dois estilos, a geladeira vintage restaurada faz par com o Pinguim de inspiração antiga bem vintage. (Foto: Triplex Arquitetura)

Mesmo que o conserto não seja possível, não se desfaça de uma peça antiga que você tem, deixá-la como uma peça diferente de decoração sempre vale a pena.

Diferença entre vintage e retrô

Usar elementos vintage antigos como a balança vermelha faz com que a cozinha fique diferente de todas as outras. (Foto: Mateo Gavazzi)

 

Diferença entre vintage e retrô

Os móveis herdados de família fazem sucesso numa cozinha de inspiração rústica. (Foto: Elisabeth Berlato)

Já o estilo retrô é comporto por peças inspiradas nas antigas, são aqueles itens que tem cara de velhinhos, mas que na verdade são super modernos e tem todas as funcionalidades que os seus concorrentes.

Diferença entre vintage e retrô

O frigobar amarelo totalmente retrô deixa o ambiente mais moderno. (Foto: Carla Cuono Arquitetura e Interiores)

Também podemos falar de releitura desses objetos, resumidamente são aquelas peças que parecem antigas, mas acabaram de ser fabricados.

Diferença entre vintage e retrô

As cadeiras retrô, trazem o ar dos anos 70 para a cozinha escura. (Foto: Casa 2 Arquitetos)

 

Diferença entre vintage e retrô

Nem os utensílios de cozinha escapam da moda retrô, torradeira e cafeteira ficam lindas na cor vermelha. (Foto: Adriana Giacometti)

 

Diferença entre vintage e retrô

A batedeira de linhas retrô faz bonito na cozinha cheia de linhas modernas e eletrodomésticos de inox. (Foto: Cristina Bozian)

Seja vintage ou retrô, não importa qual seja o estilo escolhido, com qualquer um dos dois a sua cozinha vai ficar cheia de personalidade e super charmosa.

Diferença entre vintage e retrô

Vale a pena reformar a geladeira para encher a cozinha de personalidade. (Foto: Gislene Lopes)

Mais lidas