5 ambientes planejados e charmosos

Avalie

Projeto 1: Marília Caetano, São Paulo – SP

Ambientes planejados e charmosos

No “Quarto do Hóspede” da arquiteta Marília Caetano, o cinza foi utilizado como base neutra, abrindo espaço para receber cores vibrantes. “Desenvolvi um ambiente sóbrio, com toques de cor”, revela.

Projeto 2: Roberto Migotto, São Paulo – SP

Ambientes planejados e charmosos

Como balancear as estampas sem que o dormitório fique pesado? Pois a suíte da “Casa de Praia”, elaborada pelo arquiteto Roberto Migotto, é um exemplo de como fazer isso com perfeição.

O primeiro passo é utilizar bases lisas em todo o ambiente, reservando as estampas apenas para locais pontuais. A segunda dica é apostar em estampas nas tonalidades que já aparecem no espaço.

A vez do acrílico

Um papel de parede tão bonito não merecia ficar escondido atrás da cabeceira da cama. Para contornar este problema, Roberto Migotto apostou em uma inovadora cabeceira de acrílico transparente, que ainda se transforma em criado-mudo.

Projeto 3 : Andrea Pontes e Matteo Nunziati, São Paulo – SP

Ambientes planejados e charmosos

Integração foi a palavra de ordem no “Loft do Italiano”, assinado pela arquiteta Andrea Pontes e pelo designer italiano Matteo Nunziati. Para aproveitar os 66m3 do apartamento, a sala de estar e a cozinha foram dispostas uma de frente para a outra. A transição entre os ambientes foi feita por uma mesa de jantar.

Para dar um toque a mais na iluminação, Andrea e Matteo apostaram em trilhos aparentes, que remetem aos lofts nova-iorquinos. A composição é simples: estrutura metálica com perfis de drywall, onde eles fixaram os spots de luz.

Sai parede entra estante

Ambientes planejados e charmosos

Além de aumentar a sensação de amplitude do ambiente, trocar as paredes de alvenaria por estantes vazadas pode reduzir o preço da obra. “Queríamos que o visitante tivesse uma visão geral de todo o apartamento logo ao entrar”, justifica a arquiteta Andrea Pontes.

Projeto 4 : Roberto Migotto, São Paulo – SP

Ambientes planejados e charmosos

Integrar cozinha e sala de jantar tem suas vantagens, como o fato do anfitrião conseguir cozinhar interagindo com seus convidados. No ambiente de Roberto Migotto, uma pequena cozinha em ilha deu conta do recado. Ela é feita com bancada de MDF e possui um módulo de metal aéreo, que deixa os utensílios sempre à mão.

“O piso azul cobalto é feito de resina e tem a vantagem de ser resistente. O ideal é que ele seja aplicado em base de contrapiso.”

Projeto 5 : Adriana Noya, São Paulo – SP

Ambientes planejados e charmosos

“Quem mora em estúdio ou quitinete sabe o quanto pode ser desconfortável receber as visitas com a cama de casal à vista. Para driblar este problema, a arquiteta Adriana Noya elaborou no “Loft da Blogueira” um pequeno módulo para separar o living do dormitório.

“Nesse novo espaço, pude encaixar a área de trabalho da blogueira”, destaca.

Ambientes planejados e charmosos

Mudança fácil

Apostar em paredes, pisos e móveis com cores neutras – reservando as cores vibrantes apenas para os acessórios – proporciona uma decoração versátil. Basta trocar almofadas e quadros para criar um visual completamente diferente.

Ambientes planejados e charmosos

Texto Leonardo Valle/Colaborador
Fotos Roger Dipold, Eduardo Pozella e Divulgação

Mais lidas