4 projetos de lavanderia para apartamentos

Avalie

Quem mora em apartamento quase sempre tem um espaço muito limitado para a lavanderia. Além da área pequena, o tamanho que a máquina de lavar ocupa também é um agravante, deixando o lugar congestionado. Por isso, Casa Linda separou quatro projetos de lavanderia que ocupam pouco espaço em apartamentos e que podem ser muito inspiradores. Confira!

+Veja também: Lavanderia colorida

1 – Projeto: Carolina Candido Arquitetura

Lavanderia

Foto: Mauricio Souza

Essa área de serviço compacta ganhou um gabinete em MDF para acompanhar a máquina de lavar. Na bancada, foi colocada uma cuba de inox. Para preservar espaço, a arquiteta transformou o shaft hidráulico – lugar em que passam as instalações – atrás do tanque em uma prateleira. Assim, fica mais fácil de armazenar os produtos de limpeza. Ainda foi colocado um varal de teto. Simples e usual!

2 – Projeto: Raduan Arquitetura

Bancada da lavanderia

Foto: João Friederichs

A lavanderia quase sempre é um lugar em que a decoração é deixada de lado. Nesse caso, isso não aconteceu! As paredes foram muito bem exploradas: os vasos nas prateleiras de madeira trazem vida ao ambiente, e o painel feito de ripas dá um toque de aconchego. Para completar, as pastilhas na parede em que fica a bancada deixam o lugar mais charmoso. Inspiração pura!

3- Marcy Ricciardi

Lavanderia em apartamento

Foto: Alessandro Guimarães

Nesse projeto, foi resolvido um grande problema das lavanderias: como esconder a máquina de lavar. A arquiteta criou um móvel sob medida para guardar a máquina, ao lado da bancada com o tanque. O espaço é muito mais aproveitado, e é acompanhado por um jardim vertical. Marcy explica sobreesconder a máquina: “Tivemos essa ideia para que a decoração de seu espaço de relax ao final do dia não fosse destoado pelo utensilio doméstico”.

Máquina de lavar roupa

Foto: Alessandro Guimaraes

4 – Mariane Trevelin Arquitetura e Interiores

Lavanderia compacta

Foto: Divulgação

Essa área de serviço, muito prática, encontra a solução para o espaço na verticalidade. O nicho no alto serve para que os produtos de limpeza sejam armazenados, impedindo assim que crianças os alcancem. Ele também acompanha um cabideiro, para ajudar na secagem e útil para passar as roupas. Abaixo do tanque, um armário para armazenar outros objetos.

Mais lidas