16 ideias para renovar sua casa

Avalie
mulher pendurando quadro

Thinkstock/Getty Images

Para renovar sua casa, não é necessário gastar muito dinheiro. Com criatividade e boas ideias, você pode transformar o seu lar em um lugar novo! Confira dicas do arquiteto Márcio Barth e veja como pequenos detalhes podem conferir um novo visual aos ambientes.

1. Primeiro passo: analise o que você tem dentro de casa. “Se existir muito objetos que estão ocupando espaço, essa pode ser uma boa hora para dizer adeus a eles”, conta Márcio.

2. Limpe o ambiente e elimine coisas sem uso. Isso renova a energia do local e dá espaço para novas energias circularem.

3. “Organizar objetos e demais itens em nichos é uma boa. Existem modelos prontos no mercado que custam cerca de 50 reais cada e podem ser compostos em módulos (cubos de madeira). Desa forma, podemos inovar com uma espécie de móvel ao estilo ‘lego’ e deixar o ambiente com cara limpa”, aconselha o especialista.

4. Reorganize os móveis, priorizando uma circulação funcional e esperta.

5. Uma boa dica é pintar uma parede com uma cor marcante e ainda colocar um lindo pedestal luminoso para dar destaque.

6. “Adesivos e papeis de parede são ótimas opções, pois são rápidos de instalar e relativamente acessíveis”, diz Márcio. Só tome cuidado para não pecar pelo excesso!

7. Use tecidos em fibras naturais e componha algo com texturas e cores diferenciadas. O tecido pode ser colado na parede com cola de contato ou pode também compor um ornamento no teto, ficando fixo pelas pontas. Dá um ar bem aconchegante!

8. Arranjos de flores ou plantas pequenas podem ser bem interessantes se colocadas próximas a portas e janelas, pois conferem um aspecto natural e leve ao ambiente.

9. Uma nova cortina ou, quando possível, um aparador embaixo da janela pode ser bacana para colocar objetos decorativos que se beneficiarão da luz natural.

10. “As portas, dependendo do estilo da casa, podem ser pintadas com cores diferentes e marcantes, conferindo um jeito alegre e divertido ao ambiente”, aponta o arquiteto.

11. O conforto geralmente é proveniente de materiais acústicos e que conservem ou isolem calor. Nesse caso, pode-se optar por tapetes com pêlo alto.

12. Móveis em madeira de demolição ou maciça são peças decorativas bem interessantes. “Às vezes conseguimos ótimas pechinchas em lojas de móveis usados. É fantástico compor o antigo com o novo”, aconselha.

13. Uma iluminação por conta de um abajur diferenciado também ajuda a dar um “up” no local.

14. Quadros, sejam de fotos ou artísticos, são ótimos para fazer uma composição interessante.

15. Plantas em vasos podem ser muito bem-vindas em salas, banheiros e até dormitórios. “Nesse último, só ressalvo que é bom retirar do quarto durante à noite, pois a planta também elimina CO2”, afirma Márcio.

16. Objetos descartáveis como garrafas de vinho, rolhas e tampinhas podem oferecer material para aguçar a imaginação e ajudar a criar objetos decorativos bem interessantes. Pode-se, por exemplo pintar as garrafas com spray cobre, colar algumas rolhas ao longo dela e criar um belo vasinho ou até mesmo um abajur.

Consultoria

Márcio Barth – Arquiteto e Urbanista. Diretor executivo da Base2 Arquitetura – www.base2arquitetura.com

Tags:

Mais lidas