Turbine sua dieta com a semente chia integral

Avalie
Semente Chia

Foto: Thinkstock e Getty Images

Uma nova semente começa a ser comentada no mundo da dieta: a chia integral. Para quem nunca ouviu falar, ela é um grão fonte de fibras e de proteínas que retardam o envelhecimento e aumentam o poder de saciedade. O melhor é que a semente também é indicada para diabéticos e pessoas com colesterol ruim alto. Conheça mais sobre a chia:

Por que ela é indicada para dietas
A chia, quando associada à dieta, proporciona à pessoa a sensação de saciedade prolongada, reduzindo a fome em excesso. Isso acontece porque a semente é rica em fibras mucilaginosas que retardam a digestão. Além disso, ela impede a formação da gordura localizada e ajuda a regular o intestino.

Chia contra doenças
O grão também pode ser usado por pessoas que sofrem de colesterol ruim, hipertensão e de diabetes. Isso porque a chia é rica em ácido graxo, Ômega 3 e proteínas que retardam o envelhecimento das células e regulam o funcionamento do organismo, além de aumentarem a resistência física. Por falar em Ômega 3, ela tem muito mais dessa substância do que o salmão e a linhaça, outros alimentos ricos nesse nutriente.

Quanto consumir
O grão também pode ser encontrado no mercado na forma de cápsulas e sachês. Se consumir na forma de semente, ela não deverá ser triturada para não perder seu poder de saciedade, presente nas fibras da casca. Já se for ingerida na forma de cápsulas e sachês, o ideal é consumir 2g por porção. Independente da forma, a porção deve ser consumida duas vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições. Ela deve ser guardada longe da luz e em sacos escuros.

Como incluir na alimentação
O grande problema de incluir os grãos na dieta é saber como prepará-los e consumi-los. O segredo dá chia é usá-la como a linhaça: você pode misturar a semente em sucos, iogurte, saladas de frutas, shakes e vitaminas. Adicionar três colheres (sopa) do grão durante o preparo da massa de pão também funciona. Lembrando sempre que não se deve triturar a semente.

Tags: , , ,

Mais lidas