Tipos de perfumes e suas sensações

Avalie

Descubra o que cada fragrância desperta

Mulher sentindo cheiro de perfume

Foto: Thinkstock_e_Getty_Images

Assim como existem inúmeros estilos de looks, também existem vários tipos de perfume. Assim como a roupa, o perfume ajuda a compor a personalidade de quem o usa. Para deixar sua presença ainda mais marcante (mudei o estilo pra “dialogar” mais com a leitora), confira os tipos e sensações que cada fragrância provoca, além de dicas de como e quando elas devem ser usadas.

Cítrico
Feito (troquei a palavra pois ela se repete lá na frente) para o dia a dia, esse tipo de perfume passa a sensação de frescor e limpeza. O cheirinho é agradável e é composto por um misto de frutas como limão, lima, laranja e tangerina. Este perfume é perfeito para criar um clima de mulher dinâmica e decidida. Ideal para ser usado no verão e no ambiente de trabalho. Dica: Jet Femme, da Avon, e Águas Laranjeira em Flor, da Natura.

Floral
Esta fragrância transmite a sensação de conforto, romantismo e alegria. Seu cheiro mistura notas de flores, como rosa e lírio, com frutas tropicais, como manga, maracujá e pêssego. Costuma ser uma perfeita combinação com pele seca. Abuse desse perfume nas estações quentes do ano. Dica: Blue Rush Intense for Women, da Avon, Accordes Harmonia e Floratta Emotion, da O Boticário, e Biografia, da Natura.

Amadeirados
São perfumes feitos de cascas de madeiras, o que resulta em uma fragrância seca, picante e menos adocicada. Marcante e levemente forte, pode ter um fundo de canela, tabaco ou terra. Ideal para mulher sensual e sofisticada. Cai bem durante o outono e é superindicado para festas durante a noite. Dica: Ekos Madeira em Flor, da Natura, e Eternal Magic, da Avon.

Orientais
Também chamado de Âmbar, o perfume dessa fragrância é adocicado e com toque de âmbar e baunilha. Estas características caem bem em mulheres misteriosas e sensuais. Com cheiro forte e marcante, essa essência costuma adaptar-se melhor em pele oleosa. Aposte nos orientais durante as estações frias. Dica: Morena Flor e Luiza Brunet, ambos da Avon, e Egeo, da O Boticário.

 

Quando for escolher: 

As fragrâncias podem mudar de um tipo de pele para outra. Antes de comprar um perfume, borrife um pouco do líquido no pulso e espere cerca de 30 segundos para sentir o cheiro. Também vale comprar o perfume de acordo com a sua intenção: se for para usar durante o dia, aposte em cheiros mais refrescantes e menos adocicados; se o objetivo é usar durante a noite, cheiros fortes estão liberados.

Mais lidas