Saiba como investir nas estampas

Avalie
Saiba como investir nas estampas que estão na moda

Fotos: Lookbook.nu/ Ala Konturek/ Zinach/Jessica R.

A moda é assim: em alguns períodos,  as estampas desaparecem do guarda-roupa. Em outros, elas são a peça-chave na composição dos looks. Nesse momento, elas estão com tudo e chamam a atenção por onde passam.

Segundo a consultora de moda Tatiana Vianna, as estampas étnicas e com desenhos de azulejos português são as que certamente continuarão em alta na próxima estação, por isso não tenha receio em investir em peças com esse tema. Já as estampas florais são a cara da primavera, mas provavelmente não ganharão força para seguir em frente. Então aproveite para abusar delas o quanto antes, não perca tempo!

Essas peças, que acabam sendo naturalmente mais chamativas podem ser usadas em situações e eventos que são informais ou semi informais. “ Dependerá do jogo de cores da estampa e tipo de tecido”, ressalta Tatiana. Evite as estampas em ocasiões que exijam um look mais sóbrio, como reuniões de trabalho.

Dicas para arrasar na escolha

Por serem muito trabalhadas,a atenção deve ser grande ao combinar essas peças, afinal elas apresentam muitos detalhes que não passam despercebido. Quando unidas com outros artigos de igual peso visual, acabam perdendo a unidade.

Por isso, ao escolher as estampas, tenha cuidado com outras peças da composição. Evite combinar as estampas étnicas, florais ou de azulejos portugueses com outras que sejam chamativas. Ao misturar essas peças com qualquer outras estampas, o visual fica confuso e com muita informação. “É claro que se esse for o seu estilo pessoal, não há problema, mas, no geral, não é indicado. Convém valorizar a peça estampada deixando-a reinar absoluta no look”, indica a consultora de moda.

Dica: Antes de comprar as peças, esteja atenta ao seu biotipo e ao formato e tamanho das estampas.

Na escolhas das camisas, as mulheres com o biotipo triângulo invertido- no qual o ombro é mais largo do que os quadris – e com o biotipo oval – no qual a cintura é maior do que os quadris e ombros- devem evitar estampas largas e que tenham cores chamativas. Prefira as estampas miúdas. Essas estampas mais largas ficam boas nas mulheres que têm pouco busto ou um biotipo triângulo, no qual os quadris são mais largos que os ombros.

A atenção deve ser ainda maior na escolha das calças, pois as estampas podem evidenciar o que você não quer, como no caso da calças legging que podem realçar celulites e flacidez.

As calças estampadas chamarão atenção para a parte inferior do corpo, por isso, mulheres com quadril largo e pernas grosas devem evitá-las, caso esse não seja o realce que procuram. Para evitar marcar demais as pernas, prefira calças confeccionadas com um tecido mais leve e fluido, além de menos aderente.

De modo geral, ao escolher as peças, você deve perceber os tipos de linhas e listras que compõem a peça. Nas estampas étnicas predominam as linhas horizontais, por exemplo. Portanto, na hora de escolher, você deve tomar cuidado para não achatar a visualmente a silhueta. Se você tem pouco quadril, a dica é criar volume nessa parte, e nesse caso, a estampa ajuda.

Consultoria: Tatiana Vianna, consultora e redatora de moda e comportamento

Tags:

Mais lidas