Padre Beto lança “Verdades Proibidas – Ideias do padre que a Igreja não conseguiu calar”

Avalie

PADREBETOMATERIA

Há três meses, um padre da cidade de Bauru, no interior de São Paulo, foi alvo de um pedido de excomunhão pela Diocese após dar declarações polêmicas sobre sexo fora do casamento, fé e homossexualidade. Você lembra do caso? Padre Beto foi convidado a se retratar, mas decidiu continuar fiel às suas crenças e, por conta disso, foi afastado da Igreja.

Apesar de toda a confusão, Padre Beto resolveu reunir alguns artigos sobre tais temas em um livro, que será lançado hoje em Bauru (30). A publicação foi produzida pela Astral Cultural, selo da Editora Alto Astral, e reúne 65 textos, divididos nos temas hipocrisia, preconceito, consciência, diálogo, alienação, política, relacionamento, família, sexo, individualismo, religião, vida e morte. Na obra, o ator apresenta algumas de suas ideias que chocaram a ala conservadora da Igreja Católica, abordadas sempre com a liberdade e posicionamento crítico característicos de Padre Beto.

 

O padre discute ainda temas como o amor irracional, a perda dos vínculos familiares, a postura atual do cristão e o consumismo exacerbado da sociedade atual. “Consumir e produzir o mais rápido possível é o que importa para o nosso sistema. A consequência é grave: não temos tempo para pensar sobre o próprio sistema e fazer algo para transformá-lo”, afirma.

“Sempre atuei para que as pessoas não dependessem do padre, mas pudessem pensar por si mesmas e por si mesmas viver uma relação autêntica com Deus. Só consigo compreender Jesus Cristo como um ser livre, libertador e libertário. E, assim, sempre tentei viver como professor, escritor e padre”, destaca Padre Beto em trecho do livro.

 

Título: Verdades Proibidas – Ideias do padre que a Igreja não conseguiu calar
Autor: Padre Beto
Número de páginas: 128
Preço: R$ 19,90
Selo: Astral Cultural

 

Sobre o autor: Roberto Francisco Daniel, conhecido como Padre Beto, nasceu em Bauru, interior de São Paulo, em 1965. Formado em Radialismo, Direito, História e Teologia – esta última na Alemanha, onde também concluiu o doutorado em Ética -, atuou na Diocese de Bauru durante 14 anos. Reflexivo, liberal e controverso, apresentou programas de rádio e escreveu colunas para jornais do interior paulista, com grande sucesso de público. É autor de cinco livros e, atualmente, dá aula em três faculdades.

Tags:

Mais lidas