Os 10 erros mais comuns ao se vestir para o trabalho

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Os primeiros dias em um novo emprego costumam ser tensos. Mesmo que tudo ocorra como o previsto, a adaptação com as novas pessoas, cargos e tarefas deixam qualquer um mais cuidadoso. A roupa faz parte dessas preocupações e, muitas vezes, pode dar uma dor de cabeça e tanto. Para evitá-la, a consultora Érica Minchin explica como se vestir no ambiente de trabalho e quais são os dez erros mais comuns:

  • tênis de prática esportiva;
  • barriga de fora;
  • roupa decotada demais;
  • lingerie/cueca aparecendo;
  • roupa transparente;
  • roupa larga demais;
  • roupa justa demais;
  • roupa mais informal do que o ambiente permite;
  • roupa mais formal do que o usado no ambiente;
  • peças desgastadas e mal conservadas, que demonstram que se a pessoa não tem um cuidado com algo tão importante e básico como a própria aparência, dificilmente cuidará dos assuntos que estiver encarregada.

Para evitá-los, confira as dicas da consultora:

Observe o ambiente

Não é preciso perguntar para ver qual roupa é mais adequada no trabalho. “Observe as pessoas a sua volta”, indica a consultora. Essa atitude ajuda a encontrar um padrão de formalidade do ambiente.

Além disso, “é bacana pensar se a roupa aparece mais que a pessoa ou interfere no discurso dela” explica Érica. Ou seja, repare se quando a pessoa está falando algum detalhe na aparência dela chama mais atenção do que o que ela está falando. Se isso acontecer, é porque a roupa está “criando um ruído” e atrapalhando a transmissão da mensagem dela. É claro que se sentir bem é importante, mas no trabalho, o mais importante é o que você faz, certo?

Look informal

Se o ambiente for mais tranquilo e as vestimentas não forem tão formais, é possível usar roupas mais confortáveis. Mas como não errar? “Antes de sair de casa se olhe no espelho e se questione: quando vejo essa imagem, quais as primeiras palavras que vem à minha cabeça? Se elas não tiverem relação com profissionalismo, credibilidade, confiança e qualquer outra característica necessária no trabalho, é uma dica pra colocar alguma coisa mais elaborada” sugere a consultora. Ela lembra que, nesses casos, nem sempre é preciso trocar tudo, mas um acessório como um casaquinho, lenço ou trocar a blusinha por uma malha mais arrumadinha pode resolver.

Se inspire nos looks das famosas que podem ser usados no ambiente de trabalho:

Carolina Dieckman

Foto: Dilson Silva/AgNews

Yanna Lavigne

Foto: Alex Palarea/AgNews

Bárbara Borges

Foto: André Muzell/AgNews

Bianca Rinaldi

Foto: Felipe Panfili e Felipe Assumpção/AgNews

Eliana

Foto: AgNews

Ellen Roche

Foto: AgNews

Fabiana Karla

Foto: Alex Palarea/AgNews

Giovanna Antonelli

Foto: Leo Marinho/AgNews

Débora Nascimento

Foto: Francisco Cepeda/AgNews

Isabelle Drummond

Foto: Marcus Pavão/AgNews

Juliana Paes

Foto: Alex Palarea/AgNews

Lavínia Vlasak

Foto: Felipe Assumpção/AgNews

Regiane Alves

Foto: AgNews

Tais Araujo

Foto: Orlando Oliveira/AgNews

 

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