Guia do emprego novo: como conquistar as oportunidades do mercado de trabalho

Avalie
Guia do emprego novo: como conquistar as oportunidades do mercado de trabalho

Foto: Thinkstock/GettyImages

Que tal aproveitar para começar um emprego novo? Nessa época, muitas vagas se abrem no comércio e na indústria para suprir o aumento de vendas devido ao Natal e ao Ano Novo, então não deixe as oportunidades escaparem!

Para não ficar por fora, procure sites na internet, jornais e agências de recrutamento, pois com certeza encontrará lojas, shoppings, supermercados e comércio em geral oferecendo vagas temporárias. As exigências para preenchê-las não costumam ser muito rigorosas, sendo necessário apenas o Ensino Médio completo. Uma vez selecionado, é hora de mostrar que você tem muito que oferecer.

O momento da entrevista ainda é muito temido pelas pessoas, principalmente quando é uma coisa nova, pela qual nunca se passou. Segundo a psicóloga Priscila Meireles, o importante é manter a calma, prestar atenção nas perguntas do entrevistador e respondê-las com sinceridade e demonstrando interesse. A psicóloga acrescenta também que deve-se tomar cuidado com erros de português e jamais mentir a respeito de qualificações e habilidades.

Outro ponto que merece atenção no dia da entrevista e, consequentemente, nos dias de trabalho é escolher roupas adequadas para vestir, já que a primeira impressão é a que fica. A melhor opção é aquela que se encaixa ao ambiente, e não se destaca. Se o ambiente exige roupas mais formais, é melhor se vestir desta forma no dia da entrevista também. “Vale visitar o ambiente de trabalho alguns dias antes e dar uma sondada em como os funcionários se vestem”, acrescenta Priscila.

O que poucos sabem é que estar dentro de uma empresa é meio caminho andado para transformar o trabalho temporário em efetivo. As chances de você se manter empregado caso mostre ser um funcionário exemplar são grandes e devem ser exploradas. Para isso, procure ser pontual, se interesse pelas suas funções e pelo funcionamento geral da empresa, procure fazer sempre seu melhor, fuja das panelinhas, seja educado e prestativo com todos, evite ser alvo ou participar de fofocas e seja profissional.

Por fim, procure sempre se manter atualizado. Estude, faça cursos de aperfeiçoamento, cursos de qualificação, cursos técnicos e de especialização. Lembre-se: O conhecimento é seu, e nunca é demais. Não deixe a oportunidade aparecer para depois se qualificar para aquela vaga. Nos dias de hoje, a procura por profissionais que entendam de tudo um pouco está cada vez maior e poucos são os que se encaixam nesses requisitos. Esteja pronto!

Mais lidas