Exercícios físicos que previnem as varizes

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Exercícios físicos que previnem as varizes

Foto: PureStock/Diomedia

As varizes são veias arroxeadas que atingem as pernas e podem causar dor e desconforto. Essa doença é gerada porque há uma dificuldade no retorno do sangue para o coração. Isso gera um  insuficiência no bombeamento sanguíneo e ocasiona o problema.

O causador

Um dos principais fatores para o aparecimento das varizes é a hereditariedade, ou seja, se seus familiares têm essa doença, há uma maior probabilidade de você desenvolvê-la.

Doenças que estão ligadas à circulação sanguinea,  renal e também cardíaca também devem ser levadas em conta, sem se esquecer, também, dos fatores hormonais.

Outras pessoas que estão na mira das varizes são aquelas que trabalham  horas sentadas ou em pé, o que impede que o sangue circule corretamente. Se suas pernas ficam inchadas ou doloridas no final do dia, esse pode ser o sinal de que você precisa se movimentar.

 Exercícios físicos contra as varizes

Existem formas  de se ver livre de vez da possibilidade de ter as varizes. Um dos modos de prevenir e retardar é praticar  exercícios físicos regularmente.

O cirurgião vascular Caio Focássio explica a ação dos exercícios.  “A atividade física é um fator de proteção para o indivíduo sadio, pois aumenta a eficácia da panturrilha no papel do retorno venoso que bombeia o sangue para cima, facilitando o retorno ao coração”, afirma.

Os exercícios mais indicados são as atividades aeróbicas, pois ajudam o retorno venoso. Outro benefício é o aumento da tonificação muscular , que melhora a função de bombeamento de sangue da panturrilha.

Confira quais são as atividades que evitam as varizes:

1)Alongamento: Ele deve estar no início da rotina de exercícios, pois  evita lesões e aumenta o desempenho muscular.

2) Caminhada: Ficar muito tempo em uma mesma posição não é apropriado. Por isso, a caminhada é indicada para quem quer se movimentar de forma rápida e prazerosa. O cirurgião vascular indica que esse exercício deve ser feito diariamente, durante de 30 minutos.

3) Ciclismo: Pedalar ativa a circulação das pernas ajudando a função dos vasos sanguíneos.

4) Hidroginástica: Além de ser uma delícia, o contato com a água exige que haja harmonia de movimentos da musculatura e ajuda muito na circulação sanguínea.

5)Musculação: Se você gosta de ir à academia, aproveite esse momento para se livrar das varizes. Nesse caso, dê preferência às repetições do que ao excesso de carga. Dessa maneira, é possível ativar a panturrilha e estimular o retorno venoso.

6)Pilates: Essa prática é focada no tônus e fortalecimento da musculatura. Ela promove a oxigenação sanguínea, relaxamento e alívio das dores crônicas, entre outras vantagens para quem tem predisposição a ter varizes.

 Consultoria: Caio Focássio, cirurgião vascular pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.

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