Dicas para uma lua de mel perfeita

Avalie

Além de correr atrás de todos os preparativos para o casamento, os noivos têm mais uma preocupação: organizar a lua de mel. Assim como todo o resto, ela precisa ser pensada com antecedência, além de ser muito bem organizada para que o casal não tenha surpresas nada agradáveis durante a viagem.

Para ajudar a decidir a viagem dos recém-casados, conversamos com a especialista em organização de casamentos pela empresa Emotion.me, Bruna Bittencourt. Ela dá dicas de como escolher o lugar ideal para o casal, e o que você precisa fazer para não sofrer com problemas e imprevistos.

Casal vendo por do sol na praia

Foto: Ablestock e Keydisc

Quando começar?
“O ideal é um planejamento com um ano de antecedência”, afirma a especialista. Quanto maior o tempo de planejamento, mais detalhes podem ser decididos. Além disso, o tempo de antecedência ajuda também a economizar. “Passagens aéreas são mais baratas se compradas antes, os pacotes de viagem podem ser melhor elaborados e o planejamento financeiro estará ainda mais ajustado, já que virão muito mais custos com a cerimônia e a festa”, alerta Bruna.

Escolhendo o lugar
De acordo com Bruna, apesar de o destino da lua de mel estar relacionado com o sonho do casal em conhecer um determinado lugar, outros fatores serão a base para a decisão do destino: “O casal deve valorizar o orçamento e o tempo disponível dos dois, pois uma viagem internacional não é igual uma dentro do Brasil, por exemplo”, afirma. “Pense no quanto você poderá gastar com a sua lua de mel, e só aí poderá decidir se o destino será nacional ou internacional, qual o tipo de hospedagem, entre outras informações”, completa Bruna. O tempo que o casal terá disponível para viajar também é fundamental. Destinos internacionais precisam de mais dias de viagem (no mínimo 10), enquanto alguns destinos nacionais podem ser bem aproveitados em 4 dias.

Economia
Para a especialista, a economia começa na hora de programar o roteiro. Independente do destino, o casal deve pesquisar bem sobre o local e sair de casa sabendo qual será a programação do dia a dia. Claro que lua de mel é um momento para ficar sem agenda, mas ao menos os pontos que mais interessam devem ser escolhidos”, indica a organizadora de casamentos. É importante pesquisar muito todos os valores que envolvem a viagem, como hospedagem, passagens, alimentação e passeios. Às vezes, é possível encontrar destinos diferentes do que você havia planejado por um preço compatível com o seu orçamento. “Punta Cana (região de praias na República Dominicana) é um hit entre os brasileiros e os valores de uma viagem para esse destino são muito semelhantes a ir para o nordeste brasileiro, por exemplo”, diz Bruna.
No Brasil, Arraial d’Ájuda (distrito de Porto Seguro, Bahia) é um destino para casais que buscam tranquilidade e ao mesmo tempo uma estrutura de hotéis organizada. Já a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é considerada a cidade que mais atrai casais em lua de mel para o sul do país.
Outra forma bacana de economizar com a viagem é dividindo-a em cotas, que podem ser dadas em forma de presente pelos convidados. Essas cotas vão formando uma espécie de poupança para ajudar nos custos da lua de mel. “Os noivos podem pedir o que estão precisando como presente de casamento. Seja ajuda na lua de mel, montar a casa, terminar de pagar o sonhado apartamento. Não existe fórmula, mas a melhor maneira é que seja com discrição”.

Dicas simples e úteis
– Marque data da viagem para dois dias depois do casamento. Deixe tudo pronto antes da cerimônia, incluindo as malas.
– Deixe tudo organizado para quando chegar ao seu destino final: transporte, hospedagem, roteiros. Tudo já deve ser checado antes para não correr o risco de vocês não saber o que fazer no novo lugar.
– Se viajar para fora do país, leve um cartão de crédito internacional. É sempre bom levar cartão para não passar nenhuma dificuldade.
– Não cometa exageros financeiros. Escolha um destino compatível com o seu orçamento.
– Em viagens ao exterior, fique atenta ao câmbio e às formas de moeda que são utilizadas no local.
-Aproveite a lua de mel para fazer roteiros e programas que fogem do comum. Gostar do lugar onde está é fundamental para tornar a viagem inesquecível para os dois.
– É sempre bom pedir a opinião de empresas que auxiliam no planejamento de uma viagem. Escolha uma de confiança.
– No Brasil, as cidades mais procuradas pelos casais para passarem a lua de mel são Natal, Fernando de Noronha e Campos do Jordão. No exterior, Veneza (Itália) e Paris (França) são os principais destinos dos recém casados.
– Aproveite a internet para pesquisar opções de agências, hotéis, restaurantes e locais turísticos. Muita informação pode ser encontrada em sites. Também converse com alguém que já tenha viajado para o destino que você escolheu e que possa compartilhar algumas dicas.

Mais lidas