Dicas de etiqueta nas redes sociais

Avalie
Etiqueta das redes sociais

Foto: PureStockX e DIOMEDIA

É uma situação bem comum: você está navegando em uma rede social e algum amigo posta uma foto indiscreta. Você, assistindo tudo isso de camarote, sente vergonha alheia na mesma proporção em que os comentários e os “curtir”começam a chover na tal imagem constrangedora. Pois saiba que ninguém está livre de pagar mico na rede. Para ajudar você a se prevenir, conversamos com um especialista em cultura digital. Confira!

Realmente existe uma etiqueta para a internet?
“Sim e não”, é a resposta de Kaluan Bernardo, redator do YouPix, um dos maiores site de cultura de internet do Brasil. “Existem vários manuais de etiquetas para a vida real e cada pessoa segue o que quer. Para a web a regra é a mesma. É claro que certas atitudes não muito agradáveis podem ter consequências não muito agradáveis também”, explica Kaluan. Em outras palavras, o que vale para a internet é o mesmo que vale para as nossas relações na vida real: bom senso! Vamos então às “regrinhas” principais do mundo virtual:

Aviso aos iniciantes
Essa é para quem ainda não está acostumado com todas aquelas ações de “curtir”, “compartilhar”, “enviar”, “criar evento”, “criar nota”, e por aí vai. “Alguns, quando ainda não sabem usar a ferramenta direito, pagam vários micos por usar alguma coisa de um jeito errado”, afirma Kaluan. Ou seja, entender a função de uma ferramenta nas redes sociais é fundamental, pois é ela que vai potencializar a sua mensagem. Tem usuário, por exemplo, que sai curtindo tudo o que vê pela frente: quando alguém posta uma mensagem triste, informando que alguém da família morreu, há quem interprete mal quem “curte” esse post ao invés de deixar um “comentário”.  “Curtir”, que foi traduzido do “Like”, que é gostar em inglês, não quer dizer dar apoio, mas sim gostar ou não de uma publicação. Outro dica é filtrar o que se lê no perfil dos amigos, pois “compartilhar” uma informação errada também não pega nada bem na web.

Adicionar pessoas
Parece coisa tão simples, não é mesmo? Mas não é. Tem gente que não gosta de ser adicionado por quem não conhece ou por alguém com quem não conversa. Ou seja, se você nunca falou com a pessoa na vida real, cuidado ao adicioná-la. Se mesmo assim quiser adicioná-la, é bom deixar um recadinho explicando de onde vocês se conhecem ou porque você quer tê-la no seu grupo de amigos.

Cuidado com as fotos
Sabe aquela máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras? Na internet também é assim. Tem gente que sabe usar as imagens a seu favor, como os famosos que postam fotos caseiras tiradas do celular. Isso ajuda a se promoverem ao despertar a curiosidade dos seus seguidores, mas também tem gente que “se queima” na hora de escolher fotos para compartilhar. Se você não é modelo ou figura pública, cuidado ao postar fotos em que aparece de biquíni ou em poses provocativas.

Vale a dica do megafone
Toda foto, frase ou link que você posta nas redes sociais reflete as suas opiniões também. Existem casos de pessoas que foram processadas por serem mal interpretadas na internet ou por dizerem coisas inadequadas. “Você tem que imaginar o Facebook como um megafone. O que você não poderia dizer em um megafone para todo mundo ouvir? É só lembrar que todos pode ler suas coisas lá.”, lembra Kaluan.

Os famosos nas redes
Nem as estrelas estão livres dos micos na internet. Caio Castro já teve alguns problemas por conta do que escreveu em seu Twitter. Em novembro do ano passado, o ator publicou, sem querer, o número do seu celular em um comentário. Nem é preciso falar que o ator teve que trocar de número, não é mesmo? O nosso consultor também relembrou um caso: “O mais clássico dos micos de famosos acho que é o da Xuxa, que foi aloprada no Twitter e até desistiu de tuitar”. Na ocasião, a apresentadora brigou com os internautas pelo Twitter para defender sua filha Sasha, que virou motivo de piada na rede depois de escrever a palavra “cena” com S ao invés de C. Luana Piovani é outra que vive arranjando encrenca pela internet por causa do seu teclado afiado. A apresentadora já xingou várias celebridades pelo Twitter. A briga mais recente foi com o apresentador José Luiz Datena. Luana tuitou: “antes falar demais do que comer demais”.

Mais lidas