Descubra se sua amiga é interesseira

Avalie
Como saber se sua amiga é interesseira

Foto: Thinkstock/Getty Images

Quem nunca precisou de um ombro amigo, não é mesmo? Principalmente quando passamos por momentos difíceis, ter alguém com quem conversar pode ser a saída para superar muitas situações.

Mas nem sempre uma pessoa que se diz amiga está realmente preocupada com o seu bem- estar e, na verdade, se aproveita de seu momento de fragilidade. A amizade pressupõe cumplicidade e é necessário que haja a troca para que ela seja benéfica para ambos os lados.

Ela é mau caráter?

Segundo o psicólogo Breno Rosostolato, uma pessoa que se envolve por interesse nem sempre apresenta um mau caráter. Mas, a partir do momento em que essa pessoa passa a se importar em atingir o próximo para feri-lo, é preciso tomar cuidado.

“O mau caratismo é quando se cria vínculo com o outro com o intuito de se satisfazer causando sofrimento. Acredito que muitas pessoas possuem dificuldade de dividir, compartilhar e fingem ser o que não são mais como defesa do que como ataque”, afirma o psicólogo.

Como perceber se sua amiga é interesseira

Geralmente, alguns sinais podem ser percebidos e indicam que a tal amiga está se aproveitando de um momento de fragilidade para obter benefícios próprios.

A pessoa geralmente age de forma invasiva, procurando saber de todos os detalhes da sua vida ou evitando falar dela mesma. Outras pessoas querem atenção somente para si e demonstram ciúmes com outras amizades. Além disso, são possessivas, o que pode revelar suas dificuldades em se relacionar.

Descobrir que foi vítima de uma suposta amizade que não era tão verdadeira quanto imaginado, pode desestabilizar emocionalmente a pessoa enganada. “ Principalmente quando se espera muito desta amizade e as expectativas e idealizações são muito grandes. A frustração é igualmente dolorosa e sofrida”, ressalta Breno.

Se afaste da amiga interesseira

Depois que você descobre a amizade por interesse, chega o momento de decidir se vale a pena ou não manter esse vínculo. Caso você goste da amiga, vale a pena conversar. Procure esclarecer os pontos conflitantes e expresse livremente suas opiniões

Reconheça os seus limites de tolerância e, caso a amizade seja insustentável, procure se afastar aos poucos, sem ser ofensiva. Saia com outras pessoas e quebre a dependência que você tinha em relação à amizade.

Para não cair mais nessa, seja uma pessoa mais confiante em si mesma, pois assim, não necessitará da opinião de outra pessoa para agir com autonomia. Você se sentirá livre para fazer suas escolhas e decidir se essa relação é mesmo necessária.

Mais lidas